Varíola dos macacos: SC registra os três primeiros casos de contaminação local
Casos foram registrados em duas cidades diferentes
Neste sábado, 23, foram confirmados três novos casos de varíola dos macacos em Santa Catarina. Com isso, o estado chega ao total de cinco casos confirmados. Estes são os primeiros casos considerados autóctones, quando o paciente contrai a doença na sua região.
Os casos autóctones foram registrados em Florianópolis. Os pacientes são dois homens, de 30 e 31 anos, que não possuem histórico de viagem ou de contato com casos suspeitos da doença. Eles começaram a ter os sintomas da varíola dos macacos entre os dias 5 e 10 de julho.
Já o terceiro caso confirmado neste sábado foi de um morador, 29 anos, de Joinville. Diferente dos pacientes de Florianópolis, ele teve contato com um casos suspeito da doença, mas também não tem histórico de viagem. Ele começou a ter os sintomas da varíola dos macacos no dia 14 de julho.
Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, nenhum dos pacientes necessitou de hospitalização e seguem em acompanhamento pelos serviços de saúde. As vigilâncias epidemiológicas dos respectivos municípios e do estado monitoram os casos, sendo que os contatos foram rastreados para seguimento.
Até o momento, o estado já recebeu 20 notificações da doença, sendo que 11 foram descartados e quatro seguem em investigação. Dos cinco casos confirmados, além dos divulgados neste sábado, está um homem que é residente de São Paulo, mas estava em SC quando foi diagnosticado, e um homem de 31 anos, residente de Leoberto Leal e que possui histórico de viagem.