X
X

Buscar

Vazamento oculto e obras prejudicam abastecimento de água na região da Velha

Há moradores com as torneiras secas desde quinta-feira passada

Um vazamento ainda não identificado e obras na região do bairro da Velha estão minando a paciência de moradores do bairro da Velha, em Blumenau, neste início de ano. Ao menos desde quinta-feira, 10, a região Oeste da cidade convive com desabastecimento.

O problema afeta especialmente quem mora nas áreas mais altas e distantes do Centro, como a Velha Grande. O presidente da Associação de Moradores da rua Emil Wehmuth e transversais, Ermindio Buenos, afirma que a água da rede não chega regularmente desde a semana passada.

“Nosso povo precisa trabalhar. Não podemos tomar banho, cozinhar, lavar roupa… Minha louça está na pia desde domingo porque não posso desperdiçar água”, reclama Ermindio.

Ele relata que, por ter três caixas da água, conseguiu compartilhar parte do abastecimento com os vizinhos. Entretanto, o suprimento está chegando ao fim. Moradores reivindicam um serviço de urgência, como caminhões-pipa.

Salete Villa Zanella, 59 anos, moradora da rua da Figueira, Velha Grande, afirma que a seca é anual. Basta chegar o verão para o abastecimento ficar comprometido.

“Todo ano a mesma coisa se repete, eles não tem consideração com o povo daqui. Na hora de pagar a conta, vai sobrar para nós”, critica.

De acordo com o gerente de Manutenção do Samae, Guto Reinert, somente na madrugada de domingo, 13, foi descoberto um vazamento oculto que está comprometendo o abastecimento de água na região Oeste, incluindo todo o bairro Velha, Água Verde e parte do Salto Weissbach.

Este cano danificado está dificultando a distribuição do Samae, mas o ponto exato em que ele se rompeu ainda não foi descoberto. Segundo Reinert, foi apenas na madrugada desta terça-feira, 15, os técnicos conseguiram delimitar a área aproximada do vazamento.

Obras na General Osório

Um segundo problema estaria atrapalhando a solução do primeiro, segundo Reinert. Nesta terça-feira, o fornecimento de água da região precisou ser interrompido para obras em dois pontos: entre a Rua Max Weise e o Leite Trevo, e a outra na Rua Johann Ohf com a Rua Nelson José Busarello.

Sem água escorrendo pela tubulação, ficou impossível identificar o vazamento oculto. Porém, o trabalho nesses dois pontos deve terminar ainda na terça. A previsão é de que toda a distribuição volte ao normal ainda nesta quarta.

Guto Reinert/Divulgação