X
X

Buscar

Veja como foi o retorno às aulas após 11 meses na rede municipal de Blumenau

Retorno aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8

Com máscaras nos rostos, medidor de temperatura e frascos de álcool gel nas mãos, os diretores, professores e funcionários das escolas da rede municipal de Blumenau receberam os alunos que retornaram às aulas nesta segunda-feira, 8.

Todas as 124 escolas e centros de educação infantil foram reabertas para os estudantes, após 11 meses fechadas, devido à pandemia de Covid-19.

Jotaan Silva/O Município Blumenau

Na Escola Municipal Vidal Ramos, localizada no Vorstadt, a diretora Adriana Furlani conta que a organização já foi combinada com os pais semanas antes do retorno. Como a escola possui 30 turmas, 30 grupos de WhatsApp foram criados para o contato entre ela e os pais.

Por meio do aplicativo de mensagens ela passou orientações, tirou dúvidas e até desmentiu mentiras que circulavam pelas redes sociais, causando medo e receio de alguns responsáveis pelos alunos.

“Começamos em janeiro a conversar com os pais, porque muitos ainda tinham visões erradas sobre vacina, sobre organização do retorno as aulas, e tudo mais. A gente foi orientando, e hoje pela manhã deu tudo certo. Todos os pais e crianças vieram de máscaras e os alunos foram deixados nos locais que estava combinado, de acordo com a turma que irá estudar”, destacou Furlani.

Ela conta ainda como foi emocionante rever os alunos e voltar a ouvir barulho na escola, algo que fez muita falta no ano de 2020.

“Esse retorno é muito gratificante porque a gente vai revê-los, vê-los crescer novamente. Ficamos um ano afastados, e nós, como diretores e professores, não acompanhamos só como alunos, mas o desenvolvimento como pessoas”, concluiu.

Jotaan Silva/O Município Blumenau

Cerca de 24 mil alunos retornam às aulas presenciais nesta segunda, o que equivale a dois terços de todos matriculados. O restante terá as aulas não presenciais, com material físico ou pela internet, conforme preferência dos pais, após pesquisa feita pela Secretaria de Educação, Patrícia Lueders.

“Esse planejamento já começou em 2020 e tem dado muito certo. Cada escola tem o seu plano, seguimos o regramento do governo do estado, as diretrizes sanitárias e percebemos nesta manhã que isso foi cumprido pelas escolas e pelos pais”, comemorou Lueders.

Trânsito

Os motoristas que saíram de casa no início da manhã desta segunda-feira, 8, perceberam uma alteração no movimento do trânsito. Com mais carros nas ruas, as filas foram registradas, principalmente na região central da cidade e próximo às escolas.

Motoristas de aplicativo, por exemplo, relataram que em comparação com a segunda-feira da semana passada, o movimento de hoje foi muito maior, o que mudou até o valor das corridas e o número de chamadas, que ficou muito maior.

Agentes da Guarda Municipal de Trânsito atuaram próximo a escolas para melhorar o fluxo de veículos. Além disso, o transporte coletivo de Blumenau teve um acréscimo de 1,8 mil horários a partir desta segunda, também para ajudar a locomoção dos estudantes e reduzir o problema de tráfego que a retomada das aulas causa à cidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube