Após o período do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 a atenção dos estudantes se volta para os principais processos seletivos que utilizam a nota do exame para o ingresso de alunos no ensino superiorTradicionalmente, os processos seletivos usam a nota do Enem da edição passada no ano vigente. Porém, neste ano, por conta da pandemia, o exame de 2020 só pode ser realizado em 2021. 

Para não prejudicar o calendário das instituições de ensino, o Programa Universidade para Todos (Prouni) só aceitou as notas do Enem 2019. A primeira chamada do processo seletivo foi divulgada na última semana. Já as informações sobre o Prouni 2021.2 ainda não foram divulgadas.  

O programa seleciona estudantes para bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas. Para conquistar uma bolsa de 100%, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo 

Já para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para participar em ambas as modalidades é preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas 

Também do governo federal, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas para instituições públicas – universidades estaduais e federais. Assim como o Prouni, a seleção costuma ocorrer duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre.  O Ministério da Educação ainda não divulgou a data de realização do processo seletivo. 

Há ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também voltado para instituições particulares. Nesse caso, o estudante precisa arcar com o valor que foi financiado após a conclusão dos estudos. Essa seleção costuma aceitar as notas do Enem tanto do ano vigente, como de anteriores.  

As inscrições do Fies começam nesta terça-feira, 26 de janeiro. Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59 do dia 29 de janeiro para fazer o cadastro de forma gratuita. 

Não quer usar as notas do Enem? Saiba como garantir uma vaga

Caso não tenha feito o Enem ou fez, mas não quer atrasar o planejamento de começar uma graduação, há programas privados, como o programa Educa Mais Brasil, que oferecem bolsas de estudo em diversas faculdades espalhadas por todo o país.  

No Educa, por exemplo, os descontos chegam a 70% e o processo de adesão é sem burocracias. Basta acessar o site do programa e pesquisar as opções disponíveis por região, faculdade ou curso. A inscrição pode ser feita durante todo o ano.