Projeto da fachada do Grande Hotel é aprovado em Blumenau; confira imagens

Prédio foi arrematado em 2019 por empresário do Norte do Brasil

O Grande Hotel em Blumenau, localizado na esquina das ruas XV de Novembro e Alameda Rio Branco teve o projeto da fachada aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (COPE). O projeto do retrofit – termo utilizado para explicar a restauração de prédios antigos visando preservar a arquitetura original, mas adequando ao que permite a legislação – foi concluído em setembro do ano passado.

Após a análise do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (COPE) de Blumenau, o projeto recebeu o parecer favorável somente em novembro. Ele foi desenvolvido pela arquiteta Indiara Barbieri e o designer industrial Bruno Barbieri, da Indi Arquitetura. Além da fachada, ainda será necessário aprovar o projeto como um todo e a concessão do alvará.

O imóvel foi leiloado no segundo semestre de 2019. Os profissionais, que são blumenauenses, comentam que “viveram o auge do comércio de rua da XV de Novembro e o charme da Alameda Rio Branco nas décadas de 80 e 90″ e afirmam que sempre esteve no radar da equipe “atuar nesta edificação icônica em virtude dos relatos dos nossos pais e avós que o frequentaram o hotel e restaurante desde a década de 60”.

Indi Arquitetura

Admiração pela estrutura

Por admiração ao legado do arquiteto Hans Broos, responsável pelo projeto arquitetônico original do Grande Hotel, os profissionais usaram isso como referência no retrofit.

De acordo com Bruno, a pesquisa no acervo histórico de Blumenau iniciou antes mesmo da equipe abordar o comprador do Grande Hotel e obter as plantas originais. Bruno explica que a pandemia deixou o projeto de revitalização de lado por um tempo. No entanto, os profissionais decidiram continuar as conversas com o novo dono da estrutura para mostrar os registros históricos desta e outras obras realizadas por Hans Broos.

Segundo ele, o objetivo era deixar claro o “lastro histórico que esta edificação traz”, além do respeito que pautaria a equipe na intervenção para o retrofit. “Em junho de 2022 finalmente batemos o martelo e foram 15 meses de desenvolvimento do projeto – até setembro de 2023, iniciando com o arquitetônico sem acréscimo de área, partindo para interiores e finalmente a fachada preservando ao máximo o conceito original”, explica.

Imagem antiga para mostrar como era o hotel | Acervo Indi Arquitetura

O profissional diz que quando o imóvel foi arrematado em leilão em 2019, a Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Blumenau emitiu parecer técnico em que recomendava a preservação dos elementos arquitetônicos originais como os pilotis e cobogós.

“Todo o trabalho brutalista de Hans Broos serviu como referência, assim como importantes conversas com pessoas que estavam próximas a ele até seus últimos dias de vida – ele faleceu em 2011 em Blumenau, além de profissionais que atuaram na operação anterior. A ideia é devolver à cidade um ícone modernista que na época da sua inauguração foi a maior edificação de Santa Catarina, e por respeito dos profissionais do time Indi Arquitetura, assim como por recomendação da prefeitura”, pontua.

Indi Arquitetura

Rooftop

Com o projeto não teve acréscimo de área, não existem modificações estruturais no Grande Hotel, conforme explica Bruno. Durante as pesquisas, os profissionais constataram que a proposição de Hans indicava elementos arquitetônicos no terraço, que tinham o objetivo de potencializar a contemplação do horizonte do município. No entanto, essa parte nunca foi executada. Diante dessa surpresa, os profissionais decidiram resgatar esses elementos como forma de honrar a obra de Hans.

“Além da ampliação de 77 para 116 unidades, a nossa colaboração estabelece um rooftop com vista panorâmica única da cidade – aberto ao público assim como a operação gastronômica do térreo com acesso também pela rua XV de Novembro que remonta ao legado do restaurante Aquarium, assim como uma varanda no foyer entre os salões de eventos que enaltece os pilotis aparentes que serão valorizados com iluminação especial”, explica o profissional.

Bruno não soube informar o período que levará para a aprovação total do projeto, nem quanto tempo levará para as melhorias serem implementadas. “Dado o carinho que temos por este trabalho, é nosso maior interesse que materialização ocorra o quanto antes, mas por experiência em demais implantações hoteleiras em que atuamos em Blumenau, não se pode abrir sem que tudo esteja impecável como a cidade anseia e merece (por exemplo na obra do retrofit do antigo Viena / atual Quality foram 3 anos)”, finaliza.

Indi Arquitetura

Correção: Apenas o projeto da fachada do Grande Hotel foi aprovado pelo COPE e não o projeto como um todo. A informação já foi corrigida na matéria. 


Veja agora mesmo!

Mulher por trás do bar: Zenaide conta histórias e quais são os clientes que batem cartão no local:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo