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Vendas de fim de ano em Blumenau: desempenho do comércio foi melhor para mais de 60% dos lojistas

Mais da metade dos lojistas afirmaram que as vendas em 2021 foram melhores que no ano anterior

As comemorações de fim de ano trouxeram bons resultados para a economia de Blumenau. De acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, as vendas de Natal em 2021 foram melhores que as de 2020 para a maioria dos associados.

A pesquisa foi realizada entre 27 de dezembro de 2021 a 14 de janeiro de 2022 e contou com a entrevista de 62 lojistas de 12 bairros da cidade, que atuam em segmentos variados, desde lanchonetes até o setor automotivo.

Mais da metade dos entrevistados (64,5%) relataram que as vendas em 2021 foram maiores que as de 2020 quando comparadas ao mesmo período. Para 19,4% dos entrevistados as vendas entre os dois períodos ficaram parecidas e para 16,1% as vendas, no último Natal, foram menores que no mesmo período de 2020.

Faturamento

Ao comparar o faturamento de dezembro de 2021 ao mesmo período de 2020, os números seguem a mesma tendência em relação às vendas. Para 56,5%, o faturamento foi melhor no Natal de 2021 se comparado ao ano anterior; 25,8% consideraram que dezembro de 2021 foi parecido com dezembro de 2020 e 17,7% calculam que o último ano foi pior.

Para maior compreensão do cenário, o levantamento trouxe dados que comparam as vendas de Natal de 2021 com as de 2019, período anterior à pandemia de Covid-19. A maioria dos empresários (43,5%) analisaram que dezembro de 2021 foi melhor que dezembro de 2019 e 24,2% avaliaram que nos dois períodos o faturamento foi similar.

Entretanto, neste contexto, observa-se um número maior de empresários que tiveram queda no faturamento, sendo que 32,3% apontaram que dezembro de 2021 foi pior que dezembro de 2019.

Para o presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, ao analisar todo o cenário, o resultado é positivo.

“Esta análise do faturamento demonstra que a retomada da economia está acontecendo e que o varejo está fortalecido. Sabemos que, em alguns casos, o aumento de faturamento é por conta dos aumentos dos custos das mercadorias. No entanto, no geral, o aumento foi real, representando uma consequência do crescimento de vendas”, avalia o presidente.

Situação do comércio na pandemia

De acordo com Eduardo Soares, as vendas do final de 2021 superaram às expectativas. O cenário pandêmico dá a impressão de que o comércio não está movimentado como antes, no entanto, com a vacinação avançando e as pessoas saindo novamente, ele afirma que a cidade está num momento econômico acima da curva.

“Eu diria que um acúmulo de situações levaram a este crescimento, como, por exemplo, o aumento real dos valores de mercadorias, as pessoas saindo novamente às compras em relação a 2020, a volta de algumas atividades que estavam cerceadas a funcionar e o fato de nossa cidade estar num momento econômico acima da curva”, diz o presidente da CDL.

Porém, de acordo com ele, iniciativas como entrega de cupons após a realização das compras para concorrer à premiação Magia de Natal também incentiva o comércio. Neste ano, a promoção começou em novembro e perdurou até janeiro.

Entretanto, o comércio ainda é afetado pela proliferação do vírus, e, segundo ele, isso se dá principalmente pelo afastamento de equipes que tenham resultados de Covid positivos. Outro ponto que o presidente da CDL também ressalta é o atraso no fornecimento de produtos pela falta de profissionais em condições de trabalho.

“Essa situação das positivações acaba gerando transtornos para lojistas, tanto na área de vendas quanto nas equipes de apoio a comercialização de produtos”, afirma Eduardo.

Eduardo Soares, presidente da CDL. Foto: CDL/Divulgação

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