A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na sessão desta quinta-feira, 14, o projeto de lei complementar que estabelece o reajuste de salário e do vale-alimentação dos servidores públicos no município, das autarquias e fundações.
O projeto de lei, encaminhado pelo Poder Executivo, concede aos servidores o reajuste correspondente à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre maio de 2023 e abril de 2024, que deve ser aplicado na folha de maio deste ano. A projeção é de um aumento de 4,5%.
A proposta de reajuste dentro do INPC, que fecha em 15 de maio, atende a primeira reivindicação do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) e será pago em parcela única já no pagamento referente ao mês de maio deste ano.
Além disso, o texto também reajusta o auxílio-alimentação para R$ 850 por mês, a ser aplicado na folha de pagamento de maio de 2024. O valor representa um aumento de 14% em relação aos R$ 750 que são pagos atualmente.
Como os vereadores votaram
Na mensagem encaminhada à Câmara pelo Poder Executivo, o prefeito Mário Hildebrandt ressalta que a proposta foi encaminhada em urgência e antes da finalização da data base de negociação com o Sintraseb, em decorrência das restrições do período eleitoral e da Lei das Eleições, que veda a concessão de revisão geral a partir de 180 dias antes do pleito eleitoral até a posse dos eleitos, abrangendo o período dos últimos 12 meses, restringindo-a a apenas o correspondente ano da eleição.
O projeto foi aprovado pela maioria. Os vereadores favoráveis ao reajuste foram: Adriano Pereira; Ailton de Souza, o Ito; Bruno Cunha; Cezar Campesatto; Cristiane Loureiro; Jovino Cardoso Neto; João Francisco Beltrame; Mauricio Goll; Rolf Bublitz e Silmara Silva Miguel. Já Carlos Wagner, o Alemão; Diego Nasato; Emmanuel Santos, o Tuca; e Gilson de Souza foram contra o projeto de lei.
No entanto, mesmo com a aprovação do reajuste, a prefeitura destaca que ds demais itens que integram a Campanha Salarial seguem fazendo parte da mesa de negociação permanente, como ocorreu em anos anteriores, com reunião agendada para a segunda quinzena deste mês de abril.
Confira os detalhes do projeto de lei aqui.
Leia também:
1. Julgamento de acusado de matar casal em acidente de trânsito em Indaial é adiado
2. GALERIA – Confira como ficou salão do Teatro Carlos Gomes após restauração em Blumenau
3. ETA 2 de Blumenau terá produção reduzida para realização de melhorias na estrutura
4. Prefeitura vai alterar sentido de duas ruas do bairro Vila Nova, em Blumenau
5. Mulher fica presa às ferragens após carro capotar em Blumenau
Veja agora mesmo!
Conheça o atleta que é considerado um dos maiores nomes do handebol de Blumenau: