A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou a criação da Frente Parlamentar em defesa da causa animal no município. De autoria dos vereadores Jean Volpato (PT), Cristiane Loureiro (Podemos) e Bruno Cunha (Cidadania), o projeto de decreto legislativo foi aprovado por maioria.

Na discussão do projeto, Volpato apontou que a Frente Parlamentar terá o objetivo de discutir, com a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais, políticas públicas relacionadas às zoonoses, ao cuidado animal, ao combate ao abandono e ao bem-estar animal.

Frente Parlamentar da causa animal

De acordo com o vereador Jean Volpato, a criação da frente parlamentar representa um avanço significativo para Blumenau. “A causa animal precisa de um olhar mais atento do poder público. Com essa frente, teremos um espaço permanente de debate e encaminhamento de ações para garantir mais proteção aos animais e apoio às ONGs e voluntários que já fazem um trabalho essencial na cidade”, destacou o parlamentar. Ele ainda acredita que a Frente Parlamentar pode servir de exemplo para Santa Catarina.

O vereador Bruno Cunha, defensor da causa há anos, comemorou a aprovação e reforçou a necessidade de ações concretas. “É com imenso orgulho e entusiasmo que passo a integrar a Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal, uma iniciativa que reflete não apenas a evolução da nossa sociedade, mas também o compromisso desta Casa com a justiça, a compaixão e o respeito a todas as formas de vida. Os animais, que compartilham conosco este planeta e a nossa cidade, merecem proteção e voz. Eles não falam nossa língua, mas sentem dor, medo e alegria. Cabe a nós, como legisladores e representantes do povo, garantir que sua dignidade seja preservada por meio de políticas públicas eficientes, campanhas de conscientização e ações concretas contra maus-tratos e abandono. E será este o trabalho desta frente parlamentar”, defende Bruno.

A vereadora Cristiane Loureiro ressaltou a importância do envolvimento da sociedade civil na pauta. “Precisamos unir forças, mobilizar a população e garantir que Blumenau avance cada vez mais na proteção e no bem-estar dos animais. Já tivemos conquistas importantes, como banco de ração e a microchipagem, mas é necessário ir além e a Câmara tem um papel fundamental nesse processo”, disse.

A Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal realizará encontros regulares, contando com a participação de entidades, protetores independentes e especialistas para debater medidas efetivas. Entre as primeiras pautas a serem discutidas estão o fortalecimento do programa municipal de castração, a fiscalização contra maus-tratos e a criação de políticas públicas de incentivo à adoção responsável.

Leia também:
1. Pessoas em situação de rua, Samae e Prefeitura nos Bairros: Egidio Ferrari faz balanço dos primeiros três meses de governo em Blumenau
2. Câmara de Blumenau arquiva projeto que pretendia criar novos cargos comissionados
3. VÍDEO – Leão-baio morre após ser atropelado por carro de funerária de Blumenau
4. Justiça mantém condenação de dupla que transportava pássaros silvestres dentro de caixas de sapato em Blumenau
5. VÍDEO – “Arena” para rinha de galos e animais em condições de maus-tratos são descobertos pela Polícia Civil, em Gaspar


Veja agora mesmo!

Casarões da família Zimdars mantêm viva história da pacata Itoupava Rega, em Blumenau: