Vereadores Mirins de Blumenau viajam a Brasília para participar de ação educativa na Câmara dos Deputados

Viagem aconteceu entre quarta-feira, 30, e sexta-feira, 1º de novembro, em conjunto com a equipe da Câmara de Vereadores de Blumenau e do Programa Vereador Mirim

Os vereadores mirins de Blumenau fizeram a viagem pedagógica a Brasília entre quarta-feira, 30, e sexta-feira, 1º de novembro, em conjunto com a equipe da Câmara de Vereadores de Blumenau e do Programa Vereador Mirim. Os estudantes também estavam acompanhados, em alguns momentos, do presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira (PP). O objetivo principal da viagem foi a participação dos parlamentares mirins no evento Câmara Mirim – edição 2024, uma ação educativa promovida pelo Plenarinho, programa de educação para a democracia da Câmara dos Deputados.

A ação educativa simula a atividade parlamentar, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares e de Câmaras Mirins municipais de todo o País, fazem o papel de deputados e deputadas mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelos estudantes. De acordo com o Plenarinho, neste ano, foram cerca de 200 participantes e foram 668 ideias recebidas pela organização.

Para a edição deste ano foram selecionados os seguintes projetos: “Projeto Novo ar, nova energia”, de autoria do estudante Alefe Bispo Café, de Salvador, que prevê a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as escolas públicas do País. A energia para os equipamentos seria obtida com a instalação de painéis solares.

Já o estudante Francisco Cordeiro Ribeiro, de Ibirité (MG), é autor do “Projeto Escola para todos”, que propõe que as escolas tenham sirenes com som mais brando e luz de cor diferente para o conforto dos estudantes surdos ou com Transtorno do Espectro Autista. Por fim, o “Projeto Saneamento Básico para pessoas em terrenos ocupados”. Preocupado com as pessoas em vulnerabilidade social que ocupam terrenos em regiões urbanas, Icaro Filipe Caldas Gomes, de Petrolina (PE), propõe a obrigatoriedade de os governos disponibilizarem o serviço de saneamento básico nesses locais.

Comissões de vereadores mirins.

No primeiro dia do Câmara Mirim, quinta-feira, 31, durante à tarde, os deputados mirins participaram das reuniões mirins de comissões que servem, principalmente, para analisar, discutir e aperfeiçoar os projetos selecionados. Neste momento, os estudantes puderam tirar dúvidas com os autores, analisar, discutir e votar as emendas apresentadas aos três projetos selecionados, construindo, ao final, coletivamente, os textos substitutivos que foram votados em plenário no dia seguinte.

Os vereadores mirins de Blumenau participaram dos debates nas comissões. Foram realizadas três comissões e em cada uma delas se debateu um projeto selecionado. Cada comissão teve a representação de cinco vereadores mirins de Blumenau. A reunião da comissão, no Plenário 5, debateu o  PL Nº 002 de 2024 – Novo Ar, Nova Energia, de autoria do estudante Alefe Bispo Café, que dispõe sobre a criação de um projeto de climatização, através do investimento em equipamentos de ares-condicionados e painéis solares. Esta comissão foi presidida pelo deputado mirim Renato Serenini, da Câmara Mirim de Guaramirim. Por um período, pela ausência do deputado, a comissão foi presidida pela vereadora mirim Sofia Vogt Beyer, presidente mirim da Câmara Mirim de Blumenau.

Sessão Plenária Mirim 

No dia seguinte, sexta-feira, 1º, pela manhã, aconteceu a Sessão Mirim em que deputados e deputadas mirins discutiram e votaram, no Plenário Ulysses Guimarães, os textos substitutivos aos três projetos, o que significa que os textos em votação foram fruto dos debates em comissão, ocorridos no dia anterior, quando receberam emendas. A lista de presença registrou o comparecimento de 117 deputados e deputadas mirins na Casa. A Câmara Mirim de Blumenau assistiu aos trabalhos.

Ao fim da sessão, a presidente mirim Danyella Mafra, da Câmara Mirim de Balneário Camboriú/SC, esclareceu aos colegas deputados mirins que foi assegurado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, que as propostas aprovadas serão encaminhadas para as comissões que tratam do assunto para exame, assim nessas comissões, os deputados poderão endossar a ideia e assinar os projetos para que possam seguir tramitando.

Visitas da Câmara Mirim de Blumenau

Além da participação no projeto de educação política da Câmara dos Deputados, os vereadores mirins de Blumenau também aproveitaram para conhecer espaços públicos, instituições e os espaços de Poder na Capital Federal. Os vereadores mirins visitaram o Memorial JK, a Procuradoria-Geral da República, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes, a Catedral de Brasília, a Ponte JK, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Os parlamentares mirins também foram recebidos pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e pelo deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC). Na oportunidade, o vereador mirim de Blumenau, Lucas Jurk Deretti, aproveitou para entregar um ofício aos parlamentares catarinenses, solicitando auxílio, incentivo e recursos para o esporte de Blumenau, em especial para o Clube de Xadrez de Blumenau.

Balanço da viagem dos vereadores mirins

A presidente da Câmara Mirim de Blumenau, vereadora mirim Sofia Vogt Beyer, avaliou a ida dos vereadores mirins a Brasília como uma viagem incrível, porque puderam aprender, debater, conversar e ver a política da forma mais pura e na prática. “Nós vimos as discussões do Plenarinho 2024, pudemos conversar mais entre a gente e visitamos outros espaços do poder público federal. Tivemos a oportunidade de ver o lugar onde a política federal acontece e onde as decisões do nosso país são tomadas”, ressaltou. “Foi uma experiência inspiradora, que, certamente, me inspirou e também todos os colegas vereadores mirins a lutar pela política e pela democracia, seja em um cargo ou não, pois esse é o nosso papel como cidadãos”, concluiu.

Para a coordenadora pedagógica da Câmara Mirim de Blumenau, Adriane Sasse, o sentimento é de gratidão. Ela avaliou que essa é uma experiência para poucos pela oportunidade de conhecer e participar das visitas às instituições. “É uma oportunidade única, vivendo com eles esses momentos, só posso parabenizar a todos os vereadores mirins, pois foi muito bem aproveitado, e, com certeza, irão levar para a vida este aprendizado”, finalizou.

Leia também:
1. Blumenauense é resgatado pelos Bombeiros no cume do Jurapê, em Joinville
2. Prefeitura de Blumenau convoca para várias áreas mais de 160 aprovados nos concursos
3. Com três vitórias, Spaca Blu Futsal larga na frente na decisão do título do Estadual Sub-10
4. Inscrições para o Mutirão do Diabetes estão abertas em todas as unidades de saúde de Blumenau
5. Estudante leva veneno para escola e causa intoxicação em 14 pessoas, em Chapecó


Veja agora mesmo!

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo