X
X

Buscar

VÍDEO – Após disputa acirrada, equipe Arromba vence a Gincana Cidade de Blumenau pela sétima vez

Final aconteceu na noite deste domingo

A equipe Arromba foi a ganhadora da 29ª edição Gincana Cidade de Blumenau, que teve seu resultado divulgado por volta das 18h30, no setor 3 do Parque Vila Germânica. A disputa foi acirrada, com uma diferença de um único ponto entre o primeiro e o segundo lugar. 

Essa é a sétima vez que a equipe ganha uma edição da gincana; A Arromba já havia ganhado a edição de 2022, 2019, 2017, 2015, 2014 e 2006. Neste ano, foram 231,7 pontos para o primeiro lugar.

Já o segundo ficou com a Equipe Amigos do Barney, com 230,7 pontos, e o terceiro lugar ficou com a equipe Safari, com 224,7. Ao todo, foram cerca de 25 desafios que os participantes realizaram, apenas neste sábado, 2, e domingo, 3.

Ao receber o prêmio, o presidente da equipe, Ricardo Caresia, se mostrou muito emocionado. Para ele, apesar das dificuldades das provas aumentarem a cada ano, a edição de 2023 foi muito legal e foi muito bom ver toda a equipe empenhada em conquistar o título.

“Essa foi nossa primeira vez na Vila Germânica, mas nos sentimos muito bem recepcionados pelas outras equipes. Tivemos que mudar muita coisa, mas conseguimos ir nos ajeitando e o resultado está aqui, ganhamos o título. Todo anos as provas aumentam de dificuldade, e sempre temos que procurar muita coisa em pouco tempo, mas sempre é muito bom ver todo mundo se dedicando para conhecer mais sobre a cidade e também ajudar Blumenau”, conta, em meio a festa.

Confira o momento do anúncio do primeiro lugar:

Pontuação de todas as equipes:

1º – Arromba – 231,7
2º – Amigos do Barney – 230,7
3º – Safari – 224,7
4º – Coringas – 210,7
5º – Capitão Caverna – 201,7
6º – Tribo dos Anjos – 199,7
7º – Mik Dundee – 176,3
8º – Lambda Lambda – 132,3

Investimentos, mudanças e homenagens

A Gincana Cidade de Blumenau contou com a presença de importantes figuras da cidade como o Prefeito Mario Hildebrandt, e a Vice-Prefeita, Maria Regina de Souza Soar, que durante o evento, anunciaram a volta dos investimentos da Prefeitura de Blumenau, na gincana.

Para eles, a Gincana é um momento muito importante para a cidade, já que ajuda a resgatar a história da região através das provas. Além de toda a movimentação e solidadriedade que as equipes conseguem promover, como as doações de sangue, que neste ano atingiram quase 400 doações, limpeza dos ribeirões e arrecadação de lacres que se convertem em cadeira de rodas.

Além disso, durante os discursos, houve uma pequena homenagem ao grande cientista social e pesquisador da história de Blumenau, Adalberto Day, que faleceu aos 70 anos, em maio deste ano. Segundo anunciado, a família ganhará uma placa de homenagem, em forma de honra e agradecimento.

A edição de 2023 da Gincana Cidade de Blumenau também foi marcada por uma grande mudança: todas as equipes tiveram seus “QG”, espaço no qual toda organização e pesquisa das equipes acontece, locados juntos no setor 3 da Vila Germânica.

Uma grande mudança também foi para que as provas fossem mais analógicas do que digitais. Apesar de estamos vivendo na era das tecnologias, os organizadores entenderam que dessa forma era mais justo e tranquilo para todas as equipes.

“É a primeira vez que todas as equipes trabalharam juntas aqui, antes algumas espalhavam os participantes pela cidade, mas nessa edição estava no regulamento que todas deviam estar aqui. Tivemos muitos patrocinadores também, então foi um trabalho muito grande para trazer a força da gincana de novo para Blumenau. Essa ‘nova’ parceria com a prefeitura será muito benéfica tanto para nós quanto para a cidade, então estamos muito felizes com o resultado de tudo”.

Gincana Cidade de Blumenau:

A Gincana Cidade de Blumenau começou em 1993 como forma de lazer saudável aos jovens blumenauenses. Desde lá, o evento cresce a cada ano e ganha destaque na cidade. O objetivo segue o mesmo: divulgar a história da cidade, integrar as equipes à comunidade, com provas sociais, além de comemorar o aniversário de Blumenau de maneira alegre e solidária. O tradicional evento reúne equipes próximo ao dia do aniversário do município, 2 de setembro.

Nos meses antecedentes, os integrantes trabalham para cumprir as provas sociais, arrecadando mantimentos e participando de ações de doação de sangue, por exemplo. Como resultado, as toneladas de alimentos, livros e demais itens arrecadados são distribuídos para instituições beneficentes da região.