Letícia Silva

Letícia Silva é jornalista, empresária e corredora amadora. Aqui, toda segunda-feira ela compartilha em vídeo histórias inspiradoras, curiosidades e dicas de especialistas sobre o universo das corridas.

Vídeo: as diferenças básicas entre a corrida no asfalto e o trail running

Correr em trilhas requer equipamentos diferenciados para performance e segurança

Já declarei aqui o meu amor pelo trail. A corrida de montanha une duas paixões: o esporte e a natureza. Mas o treinamento para um atleta de trail running tem suas particularidades. O terreno irregular exige habilidades diferentes na trilha em relação à corrida no asfalto.

Tem muita subida e descida, a resistência é mais importante do que a velocidade… E isso muda o jeito de se preparar fisicamente, como explica a educadora física e ultramaratonista Débora Wanderck.

A Débora organiza as principais provas de trail do Vale do Itajaí, com a UT Eventos. No vídeo de hoje, ela explica quais as diferenças básicas entre correr no asfalto e na trilha, seja na praia, no sítio ou no cenário mais inóspito que você puder imaginar.

Um tênis adequado faz toda a diferença. Opte por um tênis confortável, que atenda ao seu tipo de pisada (pronada ou supinada), que lhe dê estabilidade, amortecimento e responda bem ao seu ritmo de corrida.

Estes cuidados são fundamentais para prevenir lesões. No caso do trail, observe sempre o tipo de tração que o calçado oferece. Algumas marcas com opções ótimas para asfalto e trilha, que aliam conforto e tecnologia, são Nike, Adidas, Saucony, Asics, Mizuno, Salomon e 361°.

Fique atento ao regulamento das provas, principalmente de trail running. O documento especifica os equipamentos obrigatórios para cada categoria. E não é frescura dos organizadores, é uma questão de sobrevivência. Mesmo no verão, imagine ficar perdido no mato durante uma chuva, ainda que a sinalização e o staff costumem guiar direitinho os atletas por todo o percurso.

O risco de hipotermia é real e por isso as provas exigem manta térmica, jaqueta corta-vento e apito, por exemplo, pra você pedir socorro e aguardar em segurança até ser resgatado.

Mas não há o que temer! Informe-se, siga as orientações dos organizadores e atletas mais experientes, vá correr para se divertir!

Confira o calendário de provas de trail para 2019 em Santa Catarina:

Calendário de provas de trail running está pronto para 2019

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo