VÍDEO – Baleia é vista por navegadores no mar de São Francisco do Sul
Homens estavam em trecho próximo da Ilha da Paz quando encontraram o animal marinho
Navegadores que passavam pelo mar de São Francisco do Sul tiveram uma bela surpresa durante esta quarta-feira, 19. Eles navegavam nas proximidades da Ilha da Paz quando avistaram uma baleia da espécie jubarte.
Um dos homens que estava na embarcação gravou o momento em que a baleia passa perto do barco. É possível perceber a euforia do navegador ao encontrar com o animal marinho. “Olha que coisa mais linda, é um privilégio”, comenta.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Baía de Santos da Univille, que monitora o aparecimento de animais marinhos na região de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá, identificou a espécie da baleia que aparece no vídeo.
“Pelas características externas, podemos confirmar ser uma baleia-jubarte”, comentam em uma publicação no Facebook. “É um privilégio ter a oportunidade de avistar um animal marinho dessa magnitude.”
Com a aproximação da baleia e da embarcação, o PMP-BS compartilhou no post da internet algumas dicas para os pescadores que navegam na região:
– A legislação brasileira, por meio da portaria nº 117/96, permite avistagem em embarcações a 100 metros de distância do animal e com o motor na posição neutro;
– Não religar o motor antes de perceber que o animal está na superfície da água e em uma distância segura;
– Não perseguir o animal com o motor ligado;
– Não interromper o curso de natação do animal ou do grupo;
– Não entrar ou dispersar grupos de pessoas na água.
As baleias são animais silvestres e não podemos prever reações inesperadas, o que pode causar ferimentos ao animal e até naufragar embarcações, alerta o PMP-BS.
Curiosidades da baleia-jubarte
A baleia-jubarte está presente em todos os oceanos e passa pela região norte de Santa Catarina entre os meses de maio e setembro, em busca de águas quentes para o período reprodutivo.
Abrolhos, na Bahia é o destino desta espécie no nosso país, pois é um grande berçário natural. A gestação dura cerca de 11 meses e o filhote mede cerca de quatro metros de comprimento e pesa mais de uma tonelada. Já um indivíduo adulto pode chegar a 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas.
As nadadeiras peitorais são o grande diferencial da espécie, medem cerca de um terço do comprimento total do corpo. Daí seu nome científico “Megaptera novaeangliae” que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra” – local da primeira avistagem.
Essa espécie também realiza grandes saltos fora d’água e os machos possuem um canto característico para chamarem a atenção das fêmeas.
A expectativa de vida da baleia-jubarte de 60 anos.
Notificações
Em casos de encontro com um animal marinho morto ou debilitado, a PMP-BS pede que a população entre em contato pelos telefones 0800-642-3341, 3471-3816. Ou pelo WhatsApp no 99212-9218.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o trecho 05, que compreende os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.