VÍDEO – Blumenau e Gaspar registram pontos de alagamento e de deslizamento após fortes chuvas

Rio que fica aos fundos da empresa Karsten também está cheio

Após as fortes chuvas registradas nesta quarta-feira, 4, as cidades de Blumenau e Gaspar registraram diversas ocorrências de alagamentos, destelhamentos e deslizamentos em diversos pontos. Até o momento, a nova métrica do AlertaBlu mostrou que o rio Itajaí-Açu está com 6,57 metros, tendo aumentado 0,49 centímetros entre 16 e 17h.

Em Blumenau, moradores registraram várias ocorrências por toda a cidade. Nas ruas João Nuss, no bairro Testo Salto, 1° de janeiro e Erwin Manske, na região da Itoupava Rega, também teve vários pontos de alagamentos. Além disso, moradores também registraram a força e o nível do rio localizado no limite entre Indaial e Blumenau, atrás da empresa Karsten.

Ocorrência da ruaErwin Manske:

Confira vídeo das ocorrências:

Ocorrências em Gaspar

‌A Defesa Civil de Gaspar permanece em estado de alerta devido ao alto risco de deslizamentos de terra causados pelo grande volume de chuvas que afetam o município nesta quarta-feira, 4. Até o momento, foram contabilizadas 38 ocorrências, das quais 18 foram deslizamentos ocorridos em vias públicas ou em propriedades particulares.

O nível do Rio Itajaí – Açu está dentro da normalidade, com 3,15 metros. As equipes permanecem em prontidão, atendendo às ocorrências.

Até agora, foram registradas oito ocorrências de deslizamentos em propriedades particulares nos bairros Gaspar Mirim, Barracão, Gasparinho, Centro e Gaspar Grande; duas quedas de árvores em vias públicas no bairro Gaspar Alto.

Além de 12 casos de alagamentos em vias públicas nos bairros Alto Gasparinho, Lagoa, Figueira, Santa Terezinha, Lagoa, Gasparinho e Gaspar Alto; seis casos de alagamentos em propriedades particulares nos bairros Margem Esquerda, Gaspar Mirim, Figueira, Sete de Setembro, Gaspar Alto e Barracão.

Dois casos de destelhamento nos bairros Margem Esquerda e Gasparinho, além de oito deslizamentos em vias públicas nos bairros Gaspar Alto, Santa Terezinha, Gaspar Mirim, Gasparinho, Margem Esquerda e Alto Gasparinho, também foram registrados.

A Defesa Civil solicita que as famílias que residem próximas a morros e encostas permaneçam vigilantes em relação a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com lama, entre outros sinais, e que entrem em contato pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos.

Até o momento, não houve a necessidade de suspender nenhum serviço público. As aulas seguem mantidas, as unidades de saúde estão operando e o abastecimento de água encontra-se normal. A linha de ônibus do Óleo Grande não tem acesso à Rua Paulo Arquelau Roncaglio, por conta de um alagamento no local.

Confira as ocorrências por bairro:

Gaspar Mirim: 7
Figueira: 6
Gasparinho: 5
Gaspar Alto: 4
Margem Esquerda: 3
Santa Terezinha: 3
Lagoa: 2
Alto Gasparinho: 2
Barracão: 2
Centro: 2
Gaspar Grande: 1
Sete de Setembro: 1


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo