VÍDEO – Blumenauenses com suspeita de Covid-19 esperam na chuva para retirar senha

Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota oficial sobre o caso

Na manhã desta terça-feira, 6, blumenauenses com suspeita de Covid-19 que necessitaram passar pela triagem no Ambulatório da Vila Germânica precisaram esperar na chuva para pegar a senha e serem atendidos. 

Maria Eduarda da Silva Antunes, 26, fez o relato para o jornal O Município Blumenau e encaminhou um vídeo sobre o ocorrido. Segundo a blumenauense, é necessário pegar uma senha na entrada para passar pela primeira etapa da triagem e ser atendida. 

Por conta da demanda, uma fila foi formada no lado de fora da Vila Germânica e as pessoas ficaram aproximadamente dez minutos na chuva. Em média, o atendimento está demorando duas horas para passar por um médico e realizar o teste contra a Covid-19. 

Confira o vídeo:

Reclamação frequente

Neste final de semana, 3 e 4, outras reclamações foram registradas sobre a demora para atendimento no Ambulatório da Vila Germânica. Os pacientes estão aguardando, em média, de 3 a 4h para passar pelo atendimento médico. 

O blumenauense Flávio relatou que na sexta-feira, 2, foi até o local com sintomas como febre alta, coriza, dor e outros sintomas e levou 3h30 para ser atendido e seu teste foi marcado para o dia seguinte, no período da tarde. 

Ao chegar no local no sábado, 3, ele foi informado que não seria atendido por conta da quantidade de pessoas no local. “Não iam poder fazer o exame porque o dia foi muito cheio e que a vila fechava as 19h e que eles não poderiam atender mais ninguém”, comenta Flávio. No domingo, 4, ele voltou ao local e realizou a coleta, mas ainda com demora.

Em junho, reclamações também foram registradas. Uma blumenauense que entrou em contato com O Município Blumenau relatou que chegou à Vila às 11h. Ela estava com sintomas e dores no corpo e foi atendida apenas depois das 15h. Sua senha era a 144, às 13h ainda tinham 46 pessoas em sua frente. “Para quem está com dor fica muito difícil essa situação de espera”, relatou.

Reprodução

A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informa que está trabalhando para garantir o atendimento da população com síndrome gripal e fazer a testagem dos pacientes com suspeita de Covid-19. Na manhã desta terça-feira, dia 6, houve um aumento da procura pelo serviço na Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica. No momento da entrega das senhas ocorreu uma fila, mas logo usuários foram acomodados no interior do espaço para aguardar o atendimento.

A Semus está monitorando os atendimentos e explica que em alguns momentos o período de espera pode chegar a 2h entre a chegada, triagem, testagem com resultado do exame em 30 minutos, consulta médica e a retirada do medicamento caso seja necessário. A Secretaria reforça que mantém o atendimento rápido Covid-19 de forma descentralizada de segunda a sexta-feira, nos Ambulatórios Gerais do Garcia, Velha, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 19h.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo