VÍDEO – Bombeiros realizam buscas por pessoas desaparecidas após fortes chuvas em Rodeio
Corpo de Bombeiros recebeu aproximadamente 200 chamadas nesta terça-feira
Após as fortes chuvas registradas nesta terça-feira, 17, em Rodeio, foram registraram diversas ocorrências. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ascurra, Apiúna e Rodeio, três homens e duas crianças estavam desaparecidos até a madrugada desta quarta-feira, 18.
No entanto, os bombeiros informam que existem diversas localidades isoladas e sem comunicação. Além disso, falta energia elétrica, bem como algumas falhas na rede de telefone dificultaram o contato e alguns acionamentos.
Pessoas resgatadas
De acordo com o boletim de atendimentos divulgado por volta de 4h30 desta quarta-feira, a central do Corpo de Bombeiros Voluntários recebeu em torno de 200 chamadas para atendimentos de resgate de pessoas isoladas, resgate de vítimas levadas pelas águas, soterramentos, deslizamentos, traumas, afogamentos e outros. Devido à complexidade da situação causada pela enxurrada, a equipe implantou o sistema de comando de incidentes juntamente com a Defesa Civil de Ascurra e Rodeio.
Várias pessoas foram resgatadas em áreas inundadas, dentro de rios, bem como atendimentos a vítimas soterradas. A parte central de Rodeio ficou isolada e a primeira equipe só conseguiu chegar na localidade após retirar quatro vítimas de dentro do rio, sendo que estas permaneciam sobre árvores.
Apoio da região
Os Bombeiros Militares de Timbó prestaram apoio nas ocorrências e realizaram atendimentos de retirada de pessoas nos bairros Rodeio 12 e 32. Os Bombeiros Voluntários de Ibirama também prestaram apoio, realizaram resgates aquáticos e seguem as buscas na localidade Nova Brasília em Rodeio onde um homem segue desaparecido.
A equipe da Força Tarefa de Blumenau prestou apoio e realizou averiguação para atendimento em uma situação de soterramento de residência no bairro Pico em Rodeio. A Unidade Arcanjo dos Bombeiros Voluntários de Indaial está auxiliando no atendimento na localidade Diamantina, onde possui pessoas feridas e um homem desaparecido. O Samu auxiliou no atendimento de vítimas.
A Secretaria de Obras apoiou com maquinário para desobstrução de vias e retirada de pessoas de áreas isoladas. As equipes seguem os trabalhos de buscas e tratativas com as prefeituras, Defesa Civil Municipal, Regional, Estadual, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Polícias Militar e Polícia Civil.
Demanda de ocorrências
Por fim, os bombeiros agradecem os munícipes que se organizaram e realizaram diversos atendimentos. Além disso, a equipe solicita o entendimento da população por não conseguir responder aos mais de 200 chamados que ocorreram simultaneamente.
Os bombeiros também agradecem o apoio de todas as instituições envolvidas e as que já se colocaram à disposição para a continuidade dos trabalhos. Mais informações devem ser repassadas no decorrer do dia.
– Assista agora:
Como surgiu o projeto Caridade Sem Fronteiras e ligação com Irmã Lúcia