VÍDEO – Cães são resgatados sem água e comida e em situação de magreza no Vale do Itajaí

Inquéritos policiais foram instaurados para responsabilizar tutores pelo crime de maus-tratos

A Polícia Civil de Brusque resgatou três cães em situação de maus-tratos nesta terça-feira, 8. A ação contou com o apoio da Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) e ocorreu em dois bairros de Brusque, no Vale do Itajaí.

O primeiro caso foi registrado no bairro Dom Joaquim onde foi encontrada uma cachorra da raça Dálmata. Ela estava extremamente debilitada e fraca em razão da magreza visível.

Polícia Civil/Divulgação

Segundo a Acapra, a cadela é castrada, mas tem um tumor de mama grande que deve ser tirado quando ela recuperar a condição física. No ultrassom realizado na clínica foi encontrado um objeto não identificado no estômago dela. Por estar extremamente desnutrida, ela seguirá alguns dias internada.

Também havia uma cachorrinha filhote que foi retirada do local para passar por avaliação médico veterinária. Segundo a Polícia Civil, neste local não havia água potável ou comida à disposição dos animais.

Na segunda diligência, realizada no bairro Bateias, um cão de grande porte e sem raça definida foi resgatado, pois estava amarrado a uma corrente e era alimentado por vizinhos.

Segundo caso

Segundo informações apuradas pelos policiais, o tutor estaria internado para tratar o vício em drogas há vários dias. De acordo com a Acapra, o cão está um pouco abaixo do peso e um pouco desidratado. A clínica realizaria alguns exames para ver se ele poderá ser castrado e liberado.

Ainda foi informado que uma equipe da Polícia Civil já havia retirado um cão da raça pitbull do rapaz no mesmo endereço em outubro de 2021. Os policiais acreditam que o homem pegou outro cão após perder a guarda do primeiro.

Polícia Civil/Divulgação

O delegado Egidio Ferrari instaurou inquéritos policiais para responsabilização dos tutores pelo crime de maus-tratos, cuja pena pode variar de dois a cinco anos de prisão. Os cães ficaram sob a responsabilidade da Acapra a qual, após os devidos cuidados, providenciará para que eles sejam adotados.

Veja como foi realizado o resgate

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

 

UMA PUBLICAÇÃO COMPARTILHADA POR EGIDIO FERRARI (@DELEGADOEGIDIOFERRARI)

Como adotar ou ajudar

A Acapra afirma que os interessados em ajudar podem adotar ou oferecerem um lar temporário aos cães. Basta falar com a voluntária Kelly pelo (47) 98826-1857.

Polícia Civil/Divulgação

Também é possível ajudar financeiramente os animais por meio de um pix para a Ong:

Chave pix: 03772251000182 (CNPJ)
Associação Brusquense de Proteção aos Animais
A Acapra pede que seja enviado o comprovante no Instagram da voluntária para que seja feito o controle: @jessica.ricardo_

Polícia Civil/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo