VÍDEO – Comentário de secretário de Educação de Gaspar revolta comunidade escolar

Emerson Antunes se manifestou explicando que foi mal interpretado

VÍDEO – Comentário de secretário de Educação de Gaspar revolta comunidade escolar

Emerson Antunes se manifestou explicando que foi mal interpretado

Alice Kienen

Uma fala do secretário de Educação de Gaspar, Emerson Antunes, gerou polêmica dentre a comunidade escolar do município. Após um comentário sobre a escola estadual Professor Honorio Miranda, no Centro, o diretor da instituição gravou um vídeo em repúdio à posição do jornalista.

Durante uma palestra ao IFSC de Gaspar em 24 de junho, disponível no YouTube, Antunes usou a escola como exemplo em comparação ao colégio particular Madre Francisca Lampel, que fica em frente:

“Eu olhava essa escola [Honório] quando comecei a trabalhar aqui e ela tava tapada de mato e sujeira. O retrato do modelo de uma escola pública. […] E ao mesmo tempo eu conseguia ver do outro lado da rua uma escola privada. Comecei a pensar que temos crianças que transitam pela mesma rua trilhando caminhos que chegassem a um futuro diferente. Uma com uma educação, talvez, não adequada. Sem condições de ter grandes ambições. No popular, um tava estudando para ser empregado e o outro para ser patrão”.

Confira o trecho:

O professor Dioney Luiz Fernandes, diretor da escola estadual e ex-aluno da mesma, considerou o posicionamento “ofensivo e preconceituoso”. Aos comentários feitos à estrutura, ele reforça que “não se julga um livro pela capa”.

“É uma ofensa para mim, pelos 87 anos da nossa escola, para todos os diretores que por lá passaram, para todos nossos professores, nossos serventes, nossa APP, nossos alunos, nossos pais que acreditam nessa escola. Nossa escola nunca esteve tapada de sujeira”, defende.

Segundo Fernandes, é possível que a área que o secretário observou tivesse apresentado um mato alto no período de fim de férias. Porém, ele explicou que os estudantes não tem acesso ao espaço. Ele já foi uma horta e hoje aguarda a construção de um espaço de ciências.

O diretor também exalta o trabalho de todos os gestores que já passaram pela escola, a estrutura das salas de aula. Ele considerou a comparação com outras instituições, especialmente da rede privada, indevida.

“Dando a entender que nossos alunos se sentem constrangidos a passar pela calçada. Que eles têm menos chances de sucesso profissional. Isso foge da realidade. Muitos de nossos ex-alunos ocupam cargos de excelência em diversas áreas, até mesmo fora do país”, ressaltou.

Fernandes ainda ressalta que a repetição da história em vários lugares, como o secretário afirmou fazer, traz uma má fama para a escola. Fama essa que pode efetivamente dificultar o ingresso de ex-alunos no mercado de trabalho.

“Reconhecemos que as escolas públicas possuem muitas dificuldade. A nossa também. Nossos desafios são superados a cada dia e resolvidos a cada passo. Continuem confiando em nossa escola e professores”, conclui.

Confira o vídeo da escola:

Secretário responde repúdio

No início da noite desta terça-feira, 6, percebendo a repercussão do caso, o secretário publicou um novo vídeo em suas redes sociais se retratando pelo ocorrido. Ele pediu perdão por ter ofendido os profissionais e ressaltou a importância da escola.

“Reforço meu comprometimento em buscar um sistema de ensino cada vez mais igualitário e com educação de qualidade para nossos crianças e jovens. Enquanto secretário municipal de educação, estarei sempre aberto ao diálogo e a parceria com todas as instituições de ensino da nossa cidade”, publicou.

Segundo ele, a crítica foi ao sistema público de educação brasileiro, e não à Honorio. Ele defendeu uma educação disruptiva e qualidade de vida e de oportunidades aos estudantes gasparenses.

Posição da prefeitura

A Prefeitura de Gaspar vem por meio desta reforçar que defende a parceria entre escolas municipais, estaduais e privadas fortalece a qualidade do ensino no município. Entre as instituições de ensino da nossa cidade está a Escola Honorário Miranda que tem cumprido o seu papel na formação de cidadãos e na construção de um futuro cada vez melhor.

Reconhecemos o papel fundamental da Escola Honório Miranda na formação de milhares de gasparenses ao longo dos seus mais de 80 anos de história e reforçamos nosso compromisso em manter o diálogo, respeito e parcerias que sempre marcaram o relacionamento entre a Escola e a Prefeitura.

Reforçamos nosso compromisso com as todas as instituições de ensino que trabalham diariamente para garantir educação de qualidade para nossos jovens, que possamos trilhar caminhos de conquistas e um futuro cada vez mais promissor.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo