+

VÍDEO – Confira como foi a 39ª edição da Meia Maratona de Gaspar

Evento aconteceu na manhã deste domingo

Momentos de emoção e superação. É assim que pode ser definida a largada e a chegada da 39ª edição da Meia Maratona Bela Vista Country Club de Gaspar. Foram quase 1,2 mil inscritos que participaram da corrida neste domingo, 24, com largada às 6h30.

A Maratona é considerada a mais antiga nessa categoria e é dividida em quatro categorias: 21 quilômetros, 10 quilômetros, 5 quilômetros e a maratoninha. A prova teve como ponto de saída a porta fronal do Bela Vista Country Club, localizada na rua Anfilóquio Nunes Pires, em Gaspar. 

Com um público variado, atleta, amantes da corrida e novatos na modalidade dividiram o mesmo trajeto da maratona. Esse foi o caso de Alexandre Melo que, nesse domingo, correu pela primeira vez a Meia Maratona de Gaspar. “Foi uma prova bem tranquila, fiz os cinco quilômetros com um bom horário. O clima e o trajeto também ajudaram muito. Foi incrível a sensação”, conta. 

Alexandre competiu pela primeira vez neste ano. | Crédito: Yasmim Eble/O Município Blumenau

Já a blumenauense Andrea Zeferino da Silva Almeida corre maratonas há mais de cinco anos com um grupo de amigos chamado Turma da Van. “Eu corro dentro do meu limite porque nem sempre eu consigo por conta da obesidade. Mas eu nunca desisto, sempre vou até o final”, relata. 

Blumenauense compete há cinco anos. | Crédito: Yasmim Eble/O Município Blumenau

Andrea fez o trajeto de 5 quilômetros na manhã deste domingo. “É uma sensação maravilhosa, tanto da largada quanto da chegada. É sempre uma vitória concluir uma prova dessas”, completa.

Grupo de Andrea após a prova. | Crédito: Yasmim Eble/O Município Blumenau

Vencedores gerais

Separado por categorias, os vencedores gerais são os primeiros corredores a chegar na linha de chegada nas categorias feminino e masculino. A prova de cinco quilômetros teve como tempo 16 e 20 minutos. Ednilson Licinio Machado concluiu o trajeto em 16 minutos, enquanto Simone Barbosa concluiu em 20 minutos na categoria feminina. 

Já nos 10 quilômetros, Gustavo Araújo dos Santos e Kelin Cristina Correia Eickenberg foram os primeiros a chegar em 36 e 42 minutos respectivamente. A Meia Maratona, com 21 quilômetros de distância, ficou com os corredores Adilson Alves Dolberth, com 1h09m, e Aldenia Marinho, com 1h31, de prova. 

Nas categorias especiais, Keli Cristiane Filippe foi a primeira a chegar nos 5 quilômetros, com o tempo de 24 minutos. Késia Vitória Lourenço chegou em primeiro nos 10 quilômetros, com 1h de prova. E a Meia Maratona ficou com Fernando Rech, que fez a prova em 58 minutos.

Veja o vídeo:

Confira o primeiro lugar de cada categoria:

5km

  • Masculino: Ednilson Licinio Machado (0:16:33.517)
  • Feminino: Simone Barbosa (0:20:19.783)

10km

  • Masculino: Gustavo Araújo dos Santos (0:36:23.971)
  • Feminino: Kelin Cristina Correia Eickenberg (0:42:20.855)

21km

  • Masculino: Adilson Alves Dolberth (1:09:54.282)
  • Feminino: Aldenia Marinho (1:31:07.675)

Especial 5km

  • Keli Cristiane Filippe (0:24:20:448)

Especial 10km

  • Késia Vitória Lourenço (1:00:00.808)

Especial 21km

  • Fernando Rech (0:58:52.472)

Confira todos os vencedores atualizados em tempo real no site oficial da Meia Maratona

Veja o mapa da meia maratona

Mapa da Meia Maratona. Foto: Divulgação

História

A Meia Maratona do Bela Vista Country Club começou em setembro de 1985, quando o então Presidente Orlando Hugo Praun Junior, resolveu, junto com o Departamento e outros entusiastas, realizar uma corrida de 21km, sendo uma parte dentro do Clube.

Como todos os participantes gostaram do evento, logo planejaram a corrida para o próximo ano, e assim foi indo, até chegar na edição 39, em 2023.

Para que tudo esteja pronto na data certa da Meia Maratona de Gaspar, a organização do evento começa meses antes e exige muita responsabilidade de uma grande equipe. Desde 2022, quando aconteceu a 38º edição, a organização e as ações começaram a ser realizada antes, o que passou a fazer com que a equipe começasse a se esforçar ainda mais para buscar novos participantes e atletas.


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo