VÍDEO – Conheça Jayne Martins, a “agropaty” pomerodense que está chamando atenção após lançamento de música sertaneja
Em entrevista, a jovem de 17 anos contou sobre seu dia a dia e sonhos para o futuro
Com o chapéu na cabeça e o violão na mão, Jayne Martins, de apenas 17 anos, já está conquistando o Brasil através da sua música. Nas redes sociais da pomerodense, as visualizações chegam a quase 900 mil, e os números do seu último lançamento, “Agropaty”, não param de crescer diariamente.
A jovem, apesar de estar envolvida com a música desde que era um bebê, conta que toda nova experiencia que vive, sente um friozinho na barriga e a sensação de primeiras vezes, continua sendo uma de suas favoritas, na carreira de artista.
“Tá sendo um momento maravilhoso para mim. Sei que tenho um tempo de carreira já, mas cada oportunidade nova que aparece é uma experiência diferente. Tem muita coisa sempre para aprender. Tô muito feliz que o pessoal está me apoiando, me incentivando, está sendo muito legal”, conta.
Agropaty: das brincadeiras à carreira profissional
A conexão de Jayne com a música sempre existiu. Desde a escolha de seu nome, que foi inspirado na importante cantora de country brasileiro Jayne Gomes Molina, até suas primeiras brincadeiras de ser artista em seus primeiros aninhos de idade.
Filha de artistas, que tinham uma banda que tocava em bailes de Pomerode e região, a jovem já participava de shows desde seus três anos. Por estar rodeada pela arte, sempre gostou de dançar, cantar, desenhar, e até atuar.
Dessa forma, pequenininha, já começou estudar mais sobre a música e pegar gosto pela coisa, e para se aperfeiçoar ainda mais, começou a fazer cursos de técnica vocal e cursos de instrumentos, como violão, guitarra, uquelele e bateria.
Entre o processo de aprender mais, Jayne percebeu que era muito tímida, e como gostava de teatro, decidiu que também iria fazer um curso na área. Segundo ela, fazer aulas no Teatro Carlos Gomes, a mudaram completamente, e a área deu tão certo, que ela chegou fazer participações na novela As Aventuras de Poliana, da SBT, e das duas partes do filme A sua criança cresceu, gravados em Curitiba e Rio de Janeiro.
Contudo, quanto mais crescia, mais decidida sobre a carreira de cantora ficava, principalmente após experimentar apresentações em grandes palcos.
“Os palcos me incentivaram, me deram essa vontade de concretizar a carreira. O que me fez querer subir de patamar, concretizar minha carreira na música, foram as minhas apresentações em palcos, com plateias grandes. A sensação de estar ali no palco e ver a galera, ver que eles estão curtindo você; você sente aquela energia e é muito gratificante. Foi isso e é algo ainda o que sempre me dá vontade de continuar e pensando em projetos futuros”, conta.
Sobre suas inspirações, Jayne conta que sua maior ídola é cantora de country Jayne e seu maior ídolo é o cantor Luan Santana, e por gostar tanto desse estilo musical que cerca sua vida desde sempre, também leva isso para as próprias composições e produções.
Ela conta que gosta muito do ritmo do popular gênero “agronejo”, e que também ouve muitas músicas do country norte-americano, então suas músicas são a junção de todos esses gostos pessoais.
“Nas minhas músicas, essa característica do country fica bem excêntrica. Minhas músicas são feitas pensando nas minhas vivências, meus familiares moram no interior, moram na roça mesmo. Então eu sempre tive muito contato com a roça, com cavalo, com sertanejo, mas ao mesmom tempo, sempre morei na cidade, gostei de roupas estilizadas, brilhos e maquiagens, então acho que minhas músicas retratam bem isso”, explica.
Confira vídeo de Jayne, pequenininha, já fazendo shows:
Surgimento da Agropaty
Apesar de ter essa conexão com a música desde sempre, é agora, com 17 anos, que Jayne está vendo sua carreira tomar grandes passos. Seu maior projeto até o momento está em lançamento: oito músicas produzidas em São Paulo, com auxílio do produtor William Santos, que agencia a carreira de grandes nomes como Thaeme e Thiago, Ataide e Alexandre, Jonathan Felix e Thiago, Grupo Rhaas, Gustavo Moura e Rafael, Mateus e Cristiano.
Para Jayne, a experiência de compor com William e outros compositores, em São Paulo, ao mesmo tempo, foi uma das partes mais diferentes e que mais gostou de viver, já que nunca havia experimentado composição em conjunto; ela conta que isso “abriu a mente”.
Conforme a jovem, o processo foi ainda mais interessante por que estava acostumada com seus picos de energias durante as madrugadas, onde a imaginação corria solta e as inspirações surgiam, e também em momentos aleatórios.
“Achei incrível todo esse processo de escrita das letras, é muito divertido também, a gente se diverte fazendo música, e ver que quem ouve as músicas também sente isso, gosta das músicas e se diverte, também tem sido uma das minhas partes favoritas desse processo todo”, conta.
Ela conta que foi entre essas conversas e produções com a equipe, que o nome “agropaty” surgiu, já que juntava todas as coisas que a jovem se identificava e queria transmitir através de suas músicas.
Para a produção dos clipes, a rotina foi intensa. A jovem conta que acordava cedinho, para as 5h estar na fazenda de sua família, e que as gravações seguiam até a 00h. Essa rotina durou cerca de sete dias, mas quando acabou, Jayne conta que a única sensação que ficou foi a de querer fazer mais daquilo.
“Apesar de os vídeos já terem roteiro, eu pude ajudar com diversas ideias. Está sendo um momento de muito aprendizado trabalhar com essa equipe, ainda mais com o William, que produziu grandes nomes da música atual. Foi bem cansativo, bem intenso, mas no final, foi tudo muito divertido, ver o trabalho ‘agropaty’ pronto foi muito satisfatório”, finaliza.
Vida de sonhos e planos para o futuro
Como já está inserida no mundo artístico há muito tempo, Jayne e a família já estão acostumadas com algumas rotinas. A jovem artista conta que sempre buscou estudar em escolas parceiras e que entendessem a carreira, e soubessem como dar auxilio para as necessidades dela.
Por conta disso, mesmo que tivesse faltas em algumas aulas por conta de viagens ou apresentações, Jayne sempre conseguiu ser uma boa aluna e recuperar os conteúdos perdidos. Além disso, por ser uma pessoa extrovertida, tem muitos amigos por onde passou, que, inclusive, sempre a apoiam e incentivam na carreira como cantora.
Confira o vídeo que Jayne gravou com os amigos:
Além disso, ela explica que adora juntar a vida pessoal com a profissional, e que sempre acaba levando algo de seu dia a dia para os palcos, para as músicas e até para seus figurinos, que são produzidos por uma estilista muito especial, sua própria mãe.
“Sempre fui uma pessoa muito artística, e por isso sei que tem momentos que a gente deixa de fazer algumas coisas para estar em shows, tem momentos que a gente vai deixar de fazer alguma apresentação para estar com amigos e família. Estou aprendendo bateria agora, porque é algo que gosto, mas pode ser que tenha algum momento em que eu leve isso para a vida profissional, então a gente tenta conciliar tudo”.
Das partes ruins sobre sua carreira, Jayne conta que não tem reclamações, apenas que às vezes fica tudo meio corrido. Apesar de ter que conciliar a vida de estudante do terceiro ano do ensino médio com a vida de viagens e shows, a “agropaty” entende que isso é um processo.
Ela ainda conta que durante toda a sua vida fez cursos, workshops, além de ter apoio da família, para se preparar para esses momentos mais complicados, inclusive com sua saúde mental e a opinião das pessoas na internet.
“O que ainda me dá forças para continuar é a adrenalina do palco, é uma sensação muito diferente, é uma energia muito grande, mesmo com toda a preparação, o friozinho na barriga das primeiras músicas é muito gostoso, ainda mais vendo que as pessoas estão gostando. Todo mundo fala que quando acabar esse friozinho, acaba a graça, então estou feliz sobre como as coisas estão se encaminhando. Estou ansiosa para o futuro”.
Sobre os planos futuros, para sua vida pessoal, a jovem cantora quer viajar o mundo e conhecer vários lugares. Sobre a vida profissional, seu maior sonho atual é poder lançar um DVD, e lançar mais músicas, e sonhando alto, gravar algo com seu ídolo, Luan Santana, já que o admira demais.
Na última sexta-feira, 8, Jayne divulgou o nome da nova música: Galopadona. Saiba como fazer o pré-save aqui.
Veja agora mesmo!
Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: