VÍDEO: Conheça as novas tecnologias que irão reforçar a segurança da Oktoberfest
Limpeza também contará com maquinário pesado para garantir maior conforto dos festeiros
Tecnologia aliada ao policiamento. Essa é a tática para garantir a segurança da 36ª Oktoberfest Blumenau. Com o uso de câmeras 360º com reconhecimento facial, gravações que registram placas de veículos e drones com zoom de até 30x. “Esta será a festa da segurança”, como destacou o prefeito Mário Hildebrandt.
Em 2018, foram 592.291 pessoas circulando pelos quatro setores do Parque Vila Germânica nos 19 dias de festa. A partir de agora, ninguém passa despercebido pelas câmeras. Elas permitem que a equipe de segurança da Oktober e a Polícia Militar trabalhem em conjunto para aumentar o conforto de todos.
Para contribuir com a tecnologia, o efetivo policial também será intensificado. Além da contratação de 30 novos policiais militares, outros 100 se deslocarão de municípios vizinhos nos fins de semana. A atuação se concentrará no entorno da Vila Germânica, na rua XV de Novembro e nos terminais rodoviários.
Em uma coletiva para a imprensa, o presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, Marcelo Schrubbe, comentou sobre a época em que ele assumiu esta responsabilidade, em 2013.
“Não havia limitação de público, câmeras, drones… Nada do que esta sendo mostrado hoje aqui. Hoje me sinto muito mais confortável nessa missão. […] Nossa intenção é de que a única preocupação do turista seja se divertir”, afirmou.
Atuação da Polícia Militar
De acordo com o coronel Cláudio Roberto Koglin, a Oktoberfest é a quarta maior movimentação da Polícia Militar de Santa Catarina. A festa blumenauense fica atrás apenas das Operações Carnaval, Veraneio e o Réveillon.
“Eu sou da época em que ocupávamos 260 polícias militares. E hoje estamos alocando 130 polícias militares e garantimos a mesma segurança e qualidade”, comentou o coronel apresentando as tecnologias disponíveis nesta edição da festa.
A Polícia Militar de Santa Catarina é a força policial do país com maior número de drones e de agentes capacitados para operar o equipamento. Durante os desfiles, as câmeras se concentrarão na rua XV de Novembro.
Além de monitorar a região, um superdrone trazido de Jaraguá do Sul possui reconhecimento facial e zoom de até 30x, sendo o único do Brasil com tamanha tecnologia. Apenas este equipamento custa R$ 110 mil.
“Além de possibilitar uma visão melhor, inibe criminosos, pois a presença do drone gera a sensação de vigilância”, defende o tenente Nicolas Marques.
Veja o superdrone em ação:
Os PMs também contarão com as câmeras acopladas à farda, registrando em áudio e vídeo os contatos entre policiais e os visitantes. As câmeras do entorno também funcionarão com a leitura de placas de veículos, para monitorar o trânsito local e verificar ilegalidades em tempo real.
Na região da Vila Germânica, 120 câmeras dão visibilidade para todos acessos e saídas com reconhecimento facial e contagem de pessoas. Além de monitorar qualquer visitante com mandado de prisão ativo, ele também está equipado para reconhecer pessoas que possuem passagem policial por furto em festas.
A tecnologia também colabora com eventuais problemas dentro da festa, como impedir que alguém que foi expulso da Vila Germânica tente retornar por outro portão ou localizar crianças perdidas. A partir de dados como idade, gênero e cor da roupa, o equipamento facilita a identificação da pessoa.
Aplicativo PMSC Cidadão
Para quem não conseguir ligar para o 190 no meio da festa ou não souber onde está para chamar ajuda policial, o aplicativo PMSC Cidadão permite que a PM seja acionada a qualquer momento. A funcionalidade, disponível para iOS e Android, também possui um botão de pânico para vítimas de violência doméstica.
“O aplicativo é muito útil. Especialmente para os turistas, pois o GPS automaticamente extrai a localização do solicitante. Como eles não conhecem nossas cidade, não sabem dizer onde estão, até mesmo por causa do nervosismo”, explica o tenente.
Limpeza efetiva
De acordo com a equipe responsável pela limpeza da Oktoberfest, este é um dos itens mais bem avaliados pelo público da festa. Neste ano, o maquinário da Minister conta com novidades para facilitar o trabalho dos mais de 600 colaboradores.
Ao final da festa, os banheiros serão limpos por máquinas que desinfetam e descontaminam os espaços, sem a necessidade de que os serventes coloquem a mão na massa. Entretanto, eles ficarão responsáveis pela manutenção dos espaços durante a festa.
Outra novidade são as varredeiras mecânicas tripuladas, que darão ainda mais rendimento ao serviço de limpeza das áreas externas aos pavilhões. Para o piso interno, nos pavilhões, foram adquiridas máquinas com função lava e seca, que dispensam o trabalho manual.