X
X

Buscar

VÍDEO: Corpo de Bombeiros faz transporte de equipamentos respiratórios de São Paulo para Santa Catarina

Monitores e respiradores/ventiladores mecânicos serão utilizados no combate ao coronavírus em SC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio de uma aeronave Arcanjo (Asa Fixa) do Batalhão de Operações Aéreas, realizou neste sábado, 4, o transporte de equipamentos respiratórios de São Paulo para Santa Catarina.

Tratam-se de 10 monitores e 14 mangueiras para respiradores/ventiladores mecânicos, totalizando 11 caixas, os quais serão utilizados no enfrentamento à COVID 19 em Santa Catarina.

A ação deu-se em auxílio à Secretaria de Estado da Saúde e à Defesa Civil estadual, as quais estão a frente, junto ao governo do estado, das ações desempenhadas pelo estado frente a pandemia.

Em função da logística necessária, o Batalhão de Operações Aéreas também pode contar com o auxílio da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O pouso da aeronave Arcanjo-02 deu-se no aeródromo de Campo de Marte, na capital paulista, no qual recebeu o material e pôde logo em seguida retornar a Florianópolis.

Segundo o 1 tenente do Corpo de Bombeiros, Daldrian Scarabelot, o transporte aéreo representa importante meio de auxílio nessas situações. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor em comparação com outros meios.

Nesta ação, foram percorridos em torno de 1000 quilômetros (540 milhas náuticas) entre os estados Santa Catarina, Paraná e São Paulo em um total aproximado de 5 horas de voo.