VÍDEO – Crianças se divertem na viatura da Polícia Militar durante Operação Fênix I, em Blumenau
Durante o momento de descontração, as crianças puderam aprender como funcionam os rádio comunicadores e a sirene da viatura
Desde a última segunda-feira, 12, a Polícia Militar de Blumenau vem desempenhando um papel de pacificação partir de obras e ajustes estruturais em condomínio habitacional situado na Rua Botuverá, bairro Itoupazinha, em Blumenau.
O Tenente Nícolas Marques conversou com a reportagem acerca dos motivos pelos quais a PM passou a agir dessa forma. Segundo o tenente, percebeu-se que o problema da comunidade não se tratava da falta de policiamento, mas sim do fato de que o crime organizado se aproveitava da falta de estrutura física e social no local.
Por este motivo, o Coronel Schmitt da PM de Blumenau, passou a criar iniciativas de reestruturação da comunidade.
De acordo com Nícolas, a comunidade tem recebido a presença da PM de forma cordial. As crianças então, tem mostrado muito interesse em saber como funciona o trabalho da polícia.
Foi então que, nesta terça-feira, 13, passaram a viralizar nas redes sociais diversos vídeos onde as crianças aparecem enturmadas com os policiais.
A reportagem recebeu dois vídeos nesta manhã, um deles onde os policiais jogavam uma partida de futebol com as crianças. No segundo vídeo, que veremos a seguir, as crianças aparecem dentro da viatura brincando com a sirene e o rádio comunicador da PM.
Veja o vídeo em que as crianças se divertem na viatura da polícia:
O Tenente Nícolas disse que foi um momento muito especial, que já conhecem as crianças pelo nome, e muitas delas (de 5 a 10 anos) dizem sonhar em exercer a profissão um dia.
Além dos momentos de descontração, o Tenente disse que está nos planos da corporação elaborar uma tarde onde as crianças e demais moradores possam conhecer o canil da PM.
“Ainda estamos estudando a ideia, para que possamos manter todas as medidas sanitárias e evitar maiores transtornos.”, disse o Tenente.
Ajuda de entidades
O Tenente Nícolas destacou que o trabalho da PM tem sido importante para reestabelecer a ordem no local. Entretanto, apenas as reformas estruturais trazidas pela Polícia Militar não serão capazes de garantir que o crime organizado não volte a tomar conta do local.
Ele ressalta que a ajuda de entidades de direito público tem o dever de agir em conjunto com a PM no local. “A população precisa de algumas outras reformas que apenas podem ser feitas se houver auxílio do restante da comunidade e empresas privadas”, o Tenente Nícolas ressaltou ainda “a necessidade de reforma do campo de futebol, iluminação e demais melhorias.”
De acordo com a PM, além das reformas estruturais, serão necessárias ações sociais no sentido de ocupar e educar as crianças que moram no local. O próximo passo seriam ações de esporte, cultura e lazer.