VÍDEO – Diretora de Cultura de Joinville diz sofrer preconceito por ser branca e loira
Ela relacionou a aparência física com ser "burra" e "patricinha"
A diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Francine Olsen, disse que sofre preconceito por ser mulher, branca e loira. O caso aconteceu durante a terceira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), na última segunda-feira, 18.
No evento virtual, após integrantes se manifestarem sobre o caso de racismo envolvendo a cantora Amazona MC, durante as eleições do Conselho Municipal de Cultura de Joinville, Francine falou que “negros não são os únicos que sofrem preconceito” e que também sofre preconceito por ser “mulher e loira”, relacionando a aparência física com ser “burra” e “patricinha”.
As imagens do vídeo foram borradas para preservar a identidade dos demais participantes da reunião.
Durante a atividade virtual, outros participantes relataram preconceitos sofrido. Um deles foi a do bailarino Sergio de Almeida, que ministrava a reunião, no qual citou já ter sido chamado de “veado” por conta da profissão e estar presente nas danças.
A diretora foi criticada pelo Movimento Negro Maria Laura (MNML). Por meio de nota, o grupo cita não querer diminuir a dor e sofrimento das pessoas, porém, questiona o conteúdo das falas. “Pessoas brancas não morrem apenas por serem brancas, não sofrem com o racismo institucional”, diz o texto.
O que diz a prefeitura
Procurada pela reportagem do jornal O Município Joinville, a Prefeitura de Joinville afirma que não há previsão de manifestação sobre este caso, pois, de acordo com a nota, se trata de um relato por parte da diretora opinando sobre vivências pessoais.
“Compartilhou com o grupo para exemplificar que a discriminação pode ser observada em diversas situações e não deve ser tolerada”, diz o texto.
Candidata a vereadora
Em 2020, Francine Olsen foi candidata a vereadora de Joinville pelo Novo, recebendo 2.390 votos.
Em janeiro de 2021, após Adriano Silva (Novo) ser eleito prefeito, ela foi nomeada para a função de diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo.