VÍDEO: Em parceria com prefeitura, humorista incentiva indaialenses a irem às compras
Objetivo da prefeitura é valorizar comércio local e retomar a economia da cidade
Um vídeo publicado pelo prefeito de Indaial, André Moser, no fim da manhã desta terça-feira, 28, dividiu opiniões nas redes sociais. A produção feita em parceria com o criador da página Indavírus incentiva os moradores a saírem de casa e fazerem compras na cidade.
O objetivo é influenciar as pessoas a valorizarem o comércio local. Entretanto, alguns seguidores viram a abordagem como um ato de “irresponsabilidade”. No vídeo, o personagem chama as pessoas para “dar uma voltinha” com as máscaras de proteção.
O humorista também faz uma “brincadeira” na qual critica quem está em isolamento domiciliar. “Eu não acredito que você não está fazendo suas compras por medo de pegar o vírus. As lojas tão se cuidando, então isso não é desculpa”.
Uma empreendedora comentou que a mensagem causou confusão: “Não estou entendendo mais nada. Uma hora pedem para ficar em casa e só sair para comprar o necessário. Logo, venham pras lojas comprar”.
A atitude foi comparada a de um shopping de Blumenau, que virou notícia no Brasil todo após reunir uma aglomeração de pessoas na reabertura. O vídeo viralizou, virou meme e acabou em uma apuração do Ministério Público.
Outros viram a abordagem como engraçada e defenderam a posição da prefeitura. “Em nossa cidade há lojas em que você nem precisa sair de casa para comprar! Adorei a mensagem cheia de humor!!!”.
Em resposta às críticas, a assessoria comentou que “os estabelecimentos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, Procon e Polícia Militar para que as lojas tomam os devidos cuidados”. A nota também incentiva as pessoas a denunciarem casos de descumprindo das normas do decreto estadual.
Confira o vídeo publicado por André Moser:
Casos de Covid-19 em Indaial:
Até a tarde desta terça-feira, 28, Indaial registrou 11 casos do novo coronavírus. Um dos infectados está internado. Dois pacientes são profissionais da saúde. Além disso, outros cinco casos são considerados suspeitos.
A cidade também registrou o primeiro óbito por Covid-19 do Médio Vale do Itajaí. Mariângela Antunes, faleceu no domingo de Páscoa, dia 12, e era professora estadual.