VÍDEO – Em projeto social, empresa blumenauense usa caixas de leite para refrescar casas de madeira

Material é utilizado como isolante térmico, atuando na amenização tanto do frio quanto do calor

A empresa blumenauense Bella Janela é responsável por um projeto social e sem fins lucrativos que atua no revestimento de casas de madeira a partir de caixas de leite. O intuito da ação é promover uma temperatura mais agradável nessas casas, tanto no verão, quanto no inverno.

As caixas de leite funcionam como isolante térmico e são a alternativa mais barata para minimizar problemas de climatização. O material também ajuda na vedação de áreas abertas e o seu reaproveitamento é interessante para o meio ambiente, visto que a decomposição dessas caixas demora cerca de 100 anos. Tanto o material quanto o processo de colocação é gratuito.

Participantes do projeto Bella Social realizando o revestimento com caixas de leite em uma casa de madeira. Foto: Bella Janela/Divulgação

Como surgiu o projeto?

A ideia inicial veio do proprietário da Bella Janela, Roberto Baby. No final de outubro de 2020, com a ajuda da Liliane Trevizol, atualmente analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) na empresa, o projeto finalmente saiu do papel.

O primeiro beneficiado com a ação foi um funcionário da Bella Janella. Segundo Liliane, que hoje é a coordenadora do projeto, o filho dele estava para nascer, então a empresa realizou a revitalização do quarto para receber o menino.

Após a primeira casa, continuaram fazendo a ação nas residências dos funcionários, tanto das fábricas de Blumenau, quanto das filiais de Lages e Anita Garibaldi. Depois de três casas feitas, Liliane conta que começaram a aparecer pessoas da comunidade. Os interessados passavam o endereço para a equipe, que ia até o local e combinava uma data para colocar o projeto em ação.

Além do revestimento, a Bella Janela também coloca tecido de parede e cortinas nas residências. De acordo com Liliane, o intuito do projeto é deixar as casas dessas pessoas mais aconchegantes. “Nossa intenção é apenas ajudar as pessoas, tanto com a climatização, quanto com a beleza da casa, deixando o ambiente mais aconchegante”, afirma.

Papel de parede decorativo colocado na casa após o revestimento com as caixas de leite. Foto: Bella Janela/Divulgação

Arrecadação das caixas

Para revestir uma casa são utilizadas de 3,5 mil a 5 mil caixas. A Bella Janela arrecada o material nos refeitórios da empresa e através doações, tanto de funcionários quanto de padarias e restaurantes parceiros.

Muitas caixas também são doadas pela comunidade, que geralmente acompanha os vídeos de divulgação do projeto no YouTube ou nas redes sociais da empresa e, para ajudar, entregam caixas de leite na portaria.

Confira o vídeo

Parceiros do projeto

Para executar o trabalho completo, algumas empresas prestam apoio à causa. A Construcolor cede tintas para revitalização da parte externa das casas, a Merbol Elétrica fornece a parte de eletricidade e tomadas e a Lungen Ambientes sempre ajuda doando algum móvel.

Casa sendo pintada externamente através do projeto Bella Social. Foto: Reprodução

Como é feito?

O primeiro passo depois da arrecadação das caixas de leite é abri-las totalmente, descolando as emendas e fazendo um corte vertical para que a embalagem fique plana. Posteriormente, deve-se lavar e secar as embalagens.

Em seguida, as caixas devem ser pregadas na parede com muitas tachinhas, para ficarem rentes à parede. Para que funcione como isolante térmico, é importante não encostar a manta de caixas nas telhas, deixando um espaço mínimo de dois centímetros para a circulação do ar.

No final, é possível cobrir as caixas com algum papel de parede, isso não fará com que percam a propriedade de isolante térmico e ainda irá decorar a residência. É possível visualizar vídeos do passo a passo completo Instagram da Bella Janela.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo