VÍDEO: Empresa de Blumenau desenvolve ventilador pulmonar e busca aprovação da Anvisa
Equipamento já foi testado no Senai e em um hospital de Florianópolis
A empresa Greylogix Brasil, sediada em Blumenau, desenvolveu um ventilador mecânico, destinado a pacientes com o novo coronavírus. Após realizar testes com o Senai/SC e na engenharia clínica de um hospital de Florianópolis, o objetivo agora é tentar a aprovação da Anvisa para produzir e comercializar o equipamento para os hospitais do país.
De acordo com a empresa, atualmente a capacidade de produção é de 30 respiradores por dia, que poderiam ser vendidos por cerca de R$ 50 mil cada, preço abaixo da média do mercado. Eles reforçam a escassez de aparelhos para atender a demanda de pessoas com complicações respiratórias.
Uma equipe médica trabalhou com conjunto com a empresa para garantir o atendimento das normas técnicas. O equipamento já passou por testes e aguarda liberação para desenvolvimento em grande escala.
“Já consideramos o projeto uma vitória e estamos orgulhosos da equipe que criou um equipamento tão robusto e tecnológico em tão pouco tempo. Nos sentimos convocados para esta batalha contra o Covid-19, desenvolvendo uma ferramenta essencial para nossos bravos agentes da saúde. Agora esperamos que os órgãos públicos responsáveis contribuam com a rápida aprovação do equipamento, pois acreditamos que ele ajudará a salvar muitas vidas”, ressalta Renato Leal, CEO da GreyLogix.
Até o momento, todo o custo do projeto, peças e modelo foram custeados pela empresa. De acordo com eles, entidades privadas, hospitais, ministérios, e órgãos públicos já demonstraram interesse no produto.