VÍDEO: Entidades de Pomerode lançam campanha para estimular uso de máscaras
Iniciativa já conta com 3 mil unidades feitas em tecido, seguindo orientação do Ministério da Saúde
Entidades empresariais de Pomerode lançaram uma campanha para estimular a população a usar máscaras de tecido durante a pandemia de Covid-19. Intitulada Pomerode Se Cuida, a ideia é incentivar todos a prevenir a disseminação do vírus.
Funcionários de farmácias, lotéricas, supermercados e outros estabelecimentos essenciais podem diminuir os riscos dos clientes com o equipamento, que pode ser feita e casa. Dessa forma, as máscaras cirúrgicas ficam à disposição para os profissionais de saúde, já que estão em falta no mercado.
Veja o vídeo da campanha
Associação Empresarial de Pomerode (Acip), Associação Visite Pomerode (Avip) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) adquiriram 3 mil máscaras, que serão repassadas a preço de custo a associados e demais interessados.
“O momento é muito delicado e incerto. Precisamos nos adaptar a essa nova realidade e ter como princípio o cuidado também com o próximo. Usar máscaras, álcool gel e manter distância das outras pessoas pode salvar vidas”, reforça o presidente da Acip, Peter Volkmann.
No site da campanha, é possível encontrar mais informações. Inclusive uma lista de artesãos e empresas que fabricam máscaras em Pomerode, um guia para quem prefere fazer a sua em casa e orientações sobre como usar.
“Quanto mais pessoas e empresas se engajarem, melhor. Além do distanciamento social e das medidas de higiene, está provado que as máscaras ajudam a reduzir o contágio pelo vírus”, afirma o presidente Avip, Manfredo Goede.
O uso de máscaras de tecido é recomendado pelo Ministério da Saúde. Há estudos científicos que indicam uma efetividade de até 68% no bloqueio de vírus. Quando combinado a cuidados como lavar as mãos, o índice fica ainda maior.
Máscaras faciais servem para proteger quem as usa, mas principalmente bloqueiam a própria saliva. Assim, quem usa a máscara demonstra zelo com o próprio.
“Neste momento de insegurança, a melhor ação é a prevenção. O uso de máscara ou protetor facial, álcool gel e distanciamento entre pessoas farão a grande diferença na redução do contágio. Eu me protejo e você me protege, preservando a vida de todos”, reforça o presidente da CDL, Alexandre Grützmacher.