VÍDEO – Escorpião mais venenoso da América do Sul é flagrado em Blumenau
Animal estava na mesma rua que uma creche
Um escorpião-amarelo foi avistado em Blumenau na última terça-feira, 20. Uma moradora do bairro Itoupava Seca registrou o animal, considerado o mais venenoso da América do Sul, andando pela calçada.
Uma picada do Tityus serrulatus, espécie do escorpião, pode levar à morte. A recomendação é buscar socorro imediato, especialmente no caso de crianças, idosos e pessoas adoentadas.
Recomendações
O sargento Airton César Schmits, Chefe de Socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, indicou que não é recomendado se aproximar do animal. Por ser muito ágil, eles podem pular e atacar. Entretanto, só ataca ao se sentir ameaçado.
“Em caso de picada, não adianta lavar o ferimento. É necessário buscar socorro imediato. Ligar 192 e 193 e relatar o ocorrido. Ainda assim, é indicado ir até o hospital por meios próprios, para dificultar a distribuição da toxina no organismo”, relata.
A prevenção, segundo ele, é similar a de serpentes. Os escorpiões costumam se abrigar em pilhas de tijolos, madeiras ou restos de construções. Manter o terreno livre desses materiais evita que ele se aloje no endereço.
Deixar restos de alimentos próximos da casa ou empresa também pode aumentar as chances, já que o escorpião se alimenta de baratas. Roupas e calçados também podem ser abrigos atrativos, por isso é importante inspecioná-los antes de vestir.
Caso um escorpião-amarelo seja avistado em uma área de risco, como uma residência ou próximo de onde crianças costumam brincar, é possível acionar a Vigilância Epidemiológica por meio dos telefones 156 ou (47) 3381-7900.
Confira o vídeo:
Colaborou Kamile Bernades
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– “Polemizaram algo que a igreja já ensina há anos”: pastor de Blumenau comenta repercussão nacional de revista bíblica
– Quatro seções de votação mudam de local em Blumenau
– Bolsonaro vai visitar Santa Catarina na véspera do primeiro turno das eleições
– Mulher é morta com golpe de marreta pelo companheiro em SC
– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes