X
X

Buscar

VÍDEO – Imagens mostram como criminosos furtavam celulares na Oktoberfest

Imagens são da segurança da festa, que conseguiu identificar as suspeitas através de reconhecimento facial

Na manhã desta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Blumenau apresentou o balanço da segurança na Oktoberfest 2022, apontando uma redução de 80% no número de furtos de celulares. Enquanto em 2019 foram 544, neste ano, foram 109. Confira aqui todos os dados.

De acordo com a comissão de segurança, além de uma quantidade maior de profissionais e policiais atuando, a tecnologia utilizada na festa foi outra principal motivadora dessa redução. Isso porque, foram algumas notícias de prisões realizadas na festa, após criminosos serem encontrados através das câmeras que possuiam reconhecimento facial.

Além dos números, a prefeitura também divulgou nesta sexta um vídeo mostrando como criminosos agiam durante a festa, para furtar celulares. As imagens mostram, por exemplo, uma dupla de mulheres peruanas que cometeram os furtos durante um “trenzinho” na festa.

Uma delas, inclusive, foi presa após ser localizada pelas câmeras e pelo aplicativo de reconhecimento facial. Relembre aqui os detalhes do caso e prisão.

Dados da segurança na Oktoberfest

Efetivo

A festa envolveu 250 seguranças e 50 brigadistas. Além disso, também participaram e fizeram a segurança da festa agentes da Polícia Civil, escrivães e delegados, e mais de 130 policiais militares.

A guarnição da PM contou com patrulhas internas e externas ao Parque Vila Germânica, policiamento ostensivo motorizado com carros e motos, bike patrulha, policiamento montado, com apoio da cavalaria, além do policiamento de apoio especializado (Tático, Canil e Rocam).

Tecnologia

Foram utilizadas 200 câmeras inteligentes (20% a mais que em 2019), sendo 50 delas dedicadas ao reconhecimento facial dos visitantes – reconhecimento de 40 faces por segundo. Em 2019 a tecnologia era de 16 faces por segundo.

Além disso, foram utilizadas sete câmeras speed domes (câmeras de vídeo 360°, com zoom óptico, controladas remotamente), cinturão de vigilância, sistema bem-te-vi).

Com o uso do banco de dados da Polícia Militar e através dos aparelhos de reconhecimento facial utilizados na festa, foi possível realizar nove prisões de pessoas que estavam foragidas – com mandado de prisão em aberto. Quando elas eram filmadas, o software apitava um alerta e as forças de segurança realizavam as prisões.

Boletins de Ocorrência

As polícias Militar e Civil registraram 145 boletins de ocorrência durante a Oktoberfest. Destes, 74 foram registrados como furto punga – sem que a vítima perceba o assalto. Além disso, 547 itens foram para o achados e perdidos e 156 foram devolvidos aos proprietários.

Furto de celulares

Em comparação com a edição de 2019 da festa, houve uma diminuição de 80% nos furtos de celulares. Em 2019, 544 foram furtados. Neste ano, apenas 109.

 

– Assista agora:
Veja os bastidores da escolha da realeza da 38ª Oktoberfest Blumenau