+

VÍDEO – Grupo de teatro de Blumenau ganha prêmios e é destaque em festival internacional de Minas Gerais

Premiação aconteceu no fim de março

Um grupo teatral de Blumenau e Jaraguá do Sul foi destaque no Festival de Teatro internacional da Cidade de UBÁ, que aconteceu em Minas Gerais, no final do mês de março. Ao todo, o grupo Divalhaças conquistou seis importantes prêmios. 

Sendo os únicos representantes de Santa Catarinense no festival, o grupo de teatro encenou o espetáculo “Os Amantes-Tragédia Sonora Quase Romântica”, uma apresentação musical de palhaçaria divertida e emocionante. 

Entre os prêmios ganhos com o show, que animou a plateia, estão: Melhor espetáculo de comédia, melhor figurino, melhor ator de comédia, melhor ator coadjuvante de comédia, melhor sonoplasta e melhor cenário. Além de ter ficado em segundo lugar no júri popular.

“Os seis títulos que ganhamos no festival nos dão impulso de continuar trabalhando pra levar o riso a quem deseja rir com a gente. Aqui levamos o fazer rir muito a sério. Para nós a palhaçaria é uma ferramenta de mudança social, o riso também é político. Ficamos felizes em representar a palhaçaria catarinense no festival”, contou Luís, um dos participantes do grupo. 

Confira um pouquinho de como foi a apresentação: 

Cia Divalhaças e o teatro de Blumenau

A companhia Divalhaças nasceu em 2017 a partir da vontade de Bina Aparecida, de Jaraguá do Sul e Luís Gustavo, de Blumenau, estudarem a arte do fazer rir, através do teatro e da palhaçaria. 

Sendo os únicos integrantes da companhia, a dupla conta que a maior dificuldade de se fazer arte nas duas cidades, é a falta de incentivos financeiros vinda do governo, mesmo que existam programas e projetos de leis de incentivos culturais. 

“Ainda tem também a desvalorização frequente do trabalhador da cultura. Apesar disso, seguimos na luta para executar alguns projetos, mesmo que os processos sejam bem burocráticos e competitivos, que dificultam o fazer artístico do artista independente. Temos que nos deslocar entre as duas cidades, é trabalhoso, mas funciona”, explica Luís. 

Apesar de todas as dificuldades, a dupla sente muito orgulho de ter sido premiada em um festival tão importante. O Espetáculo Os Amantes já tem novas datas de apresentação previstas nos próximos meses. Mais informações no Instagram da companhia @divalhacas.


Veja agora mesmo!

Conheça os sabores especiais da Don Degan Pizzaria em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo