VÍDEO – Incêndio atinge galpão que armazenava rolos de linhas em Gaspar

Corpo de Bombeiros utilizou 160 mil litros de água para combater as chamas

Um galpão foi atingido por um incêndio na noite desta quinta-feira, 18, em Gaspar. O local pertence a uma empresa e armazenava rolos de linhas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência por volta de 21h40.

Ao chegarem na rua Tijucas, no bairro Bela Vista, os bombeiros constataram o incêndio, que já estava em fase de desenvolvimento completo.

O galpão tem aproximadamente 1 mil metros quadrados e armazenava cerca de 80 toneladas de rolos de linhas. A equipe montou uma linha para combate defensivo na face da edificação que estava próxima de uma edificação vizinha; além de uma linha para combate ofensivo no portão do galpão, que encontrava-se aberto quando a guarnição chegou no local.

Através de contato com a Secretaria de Obras e Samae, a equipe acionou dois caminhões pipa para apoio no transporte de água e uma retroescavadeira. Os Bombeiros Voluntários de Ilhota disponibilizaram um caminhão de combate a incêndio para apoio na ocorrência.

O Corpo de Bombeiros acionou a Celesc para garantir o corte de energia no local. Além disso, a Polícia Militar também foi acionada para dar auxílio no isolamento do local.

A empresa prestou apoio na logística da ocorrência com a equipe da brigada de incêndio. Eles providenciaram alimentação e hidratação para as equipes que estavam trabalhando em tempo prolongado na ocorrência.

Com o avanço do combate, a equipe utilizou a retroescavadeira para abrir acesso na parede lateral do galpão para progredir na extinção das chamas. Com esta estratégia, e após aproximadamente 6 horas de operação, o incêndio foi controlado. Ao todo, a equipe utilizou aproximadamente 160 mil litros de água para extinguir as chamas.

Corpo de Bombeiros/Divulgação

O local foi isolado e o responsável da edificação foi orientado sobre os procedimentos de investigação de incêndio que serão realizados pelo Corpo de Bombeiros, com disponibilização do laudo em até 20 dias. Os entulhos e resíduos do local serão descartados por meio de serviço especializado contratado pela empresa.

Além do Corpo de Bombeiros de Gaspar, também atuaram na ocorrência as equipes de socorro de Brusque, Blumenau e Ilhota. Ao todo, 12 bombeiros militares trabalharam no combate ao incêndio, além de sete bombeiros comunitários e cinco bombeiros voluntários.

Posicionamento da empresa

A Círculo S/A enviou uma nota na manhã desta sexta-feira, 19, explicou que o local não fica dentro do parque fabril da empresa. A unidade é descentralizada justamente por questões de segurança. As operações da empresa não foram afetadas pelo ocorrido e ela segue operando normalmente.

Cerca de 80 toneladas de matéria-prima foram atingidas e os danos foram apenas materiais. Ninguém estava no galpão no momento do incidente. A Círculo aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os órgãos que colaboraram a conter o fogo e controlar a situação.

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo