VÍDEO – Inscrições abertas para o Laboratório de Estudos em Máscaras do Vale do Itajaí

Vagas estão disponíveis até o dia 14 de maio

O Laboratório de Estudos em Máscaras do Vale do Itajaí, através do Prêmio Elisabete Anderle 2020, está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 14 de maio para quem deseja mergulhar no mundo mágico dessa arte.

O projeto acontecerá de forma virtual, para segurança dos envolvidos por conta da pandemia da Covid-19 e terá duração de 6 meses de junho à novembro de 2021.

Os professores convidados para conduzir o Laboratório são a diretora e pesquisadora Tiche Vianna (Barracão Teatro, Campinas/SP), a Dr.ª Cláudia Sachs, (professora da UFRGS, Porto Alegre) e o ator e mascareiro Fábio Cuelli (Máscara EnCena, Porto Alegre).

Aos aprovados no processo seletivo, serão disponibilizadas bolsas de estudo mensal e duas máscaras confeccionadas pelos ofertantes do curso.

Das cinco vagas disponíveis, três são reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou LGBTQIAP+. Ainda, aos que não forem selecionados, os conteúdos práticos e teóricos serão disponibilizados de forma online.

Máscaras no teatro

Desde os tempos pré-históricos, as máscaras são uma forma de disfarce para o ser humano. Elas estão no teatro desde o início da prática e representam a base para seu desenvolvimento.

Nas estruturas teatrais gregas, estes equipamentos eram utilizados para acentuar o caráter e o sentimento dos personagens em cena. Elas trazem personalidade, status social e tudo aquilo que o artista se propor a representar a partir delas.

Idealizadores do projeto

Entre os idealizadores do projeto, está Sid Ditrix (@sid_ditrix), ator, palhaço, produtor cultural, diretor e pesquisador. Sid é graduado em artes cênicas pela Universidade Regional de Blumenau e também pela Escuela Metropolitana de Arte Dramatico em Buenos Aires, Argentina – na especialidade de atuação para espaços abertos.

O ator integra o coletivo artístico Trupe Perambula de Blumenau, desde 2010. Seu foco, na trupe, é a realização e produção de eventos artísticos e montagens teatrais em espaços alternativos e na rua. Sid já dirigiu espetáculos como “Sarau das 9”, uma adaptação do texto de Caio Fernando Abreu e Luis Artur Nunes.

Sabrina Marthendal

Como idealizadora do projeto também está a artista não-binária Persephone Pepper (@persephone.pepper). Nascida em Blumenau, Persephone se formou em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. Hoje, Persephone é atriz, drag queen e ilustradora.

A atriz também é formada em cursos do Barracão Teatro em Campinas, como: “A Atriz, o Ator e a Máscara”, “Commedia dell’Arte” e “Núcleo de Criação Cênica 2018”.

Redes sociais

Para saber mais, acesse o link, ou se inscreva diretamente clicando aqui.

Veja o vídeo de divulgação do projeto:


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo