VÍDEO – Instalada no antigo Cine Busch, escola de Blumenau homenageará histórico cinema
Cinema receberá memorial dentro do espaço educacional
Imponente edifício que conta parte da história de Blumenau, o antigo Cine Busch está passando por uma nova reforma. O prédio, que hoje abriga a unidade do COC Blumenau, receberá ainda mais salas de aula para expandir a instituição de ensino.
Entretanto, o destaque da obra é a valorização do cinema que marcou gerações na cidade. Além de construir um memorial contendo o legado do Cine Busch, a escola manterá o formato das salas de cinema e preservou partes do prédio original.
“Ter um colégio em um prédio que durante tantos anos serviu a população com cultura é muito bacana. Não queremos que esse espaço se torne comercial, e sim um ambiente de ensino aberto a todos”, diz Rosana Müller Wieser, coordenadora da instituição.
A fachada do imóvel na Alameda Rio Branco é tombada pela Prefeitura de Blumenau. Portanto, seguirá preservada. O detalhe está na divulgação dos estudantes aprovados no vestibular, que remete aos antigos cartazes do cinema.
Conheça o projeto
O primeiro piso seguirá com a recepção e focará nas salas de pré-vestibular. O segundo piso será todo ocupado pelas salas do ensino médio. No terceiro, ficarão os espaços integrados de quadra, cantina, laboratório e o memorial.
“Os proprietários da escola são professores. Ter pessoas ligadas à educação gerindo uma escola faz toda diferença. Nosso foco não é encher a escola de salas de aula, mas sim oferecer um espaço para o aluno passar o dia aqui e estudar com conforto”, ressalta Rosana.
O acesso ao espaço seguirá livre para todos os blumenauenses que quiserem relembrar o antigo cinema. Para a coordenadora, receber antigos frequentadores do Cine Busch é sempre uma emoção.
“As pessoas fazem questão de vir aqui só para ver o prédio por dentro. Tem gente que entra e aponta onde ficava o carrinho de pipoca ou o guichê de ingressos. Pra gente é uma honra trabalhar aqui e reviver a memória dessas pessoas”, conta.
Confira o projeto do Estúdio Lina:
Um século de história
Pioneiro nas exibições cinematográficas, o Cine Busch iniciou as sessões em 1900. O primeiro aparelho cinematográfico pertencia a Frederico Guilherme Busch. As atividades só foram encerradas 93 anos depois.
Leia também: Sete anos sem Herbert Holetz: relembre legado de defensor do cinema em Blumenau
Presente em Blumenau desde 2018 com cursos pré-vestibular, o COC ocupou o prédio após mais de uma década abandonado enquanto aguardava decisão judicial. Em 2022, a escola passará a atender com ensino médio – com planos para expandir para o fundamental no futuro.
No sábado do dia 13 de novembro, a escola realizará um aulão para preparar os estudantes para o vestibular da Acafe. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade e as inscrições podem ser feitas no site.