VÍDEO – Familiares de detentos “comemoram aniversário” após um mês de manifestações na frente do Fórum de Blumenau
Grupo busca retorno das visitas e entrega de mantimentos
Os familiares de detentos que estão reunidos em frente ao Fórum de Blumenau há um mês celebraram o “aniversário” da manifestação nesta quarta-feira, 1º. Com balões e cartazes, eles ressaltaram a cobrança pelo retorno das visitas e da possibilidade de entregar mantimentos aos presos.
“Tira o diretor” e “preso não é lixo, preso tem família” foram alguns dos gritos do grupo. Por fim, eles questionaram aos gritos: “comemorando um mês em frente ao Fórum sem nenhuma reposta. Cadê o poder? As autoridades?”.
Com direito a bolo e refrigerante, eles cantaram parabéns e entoaram cantos contra o diretor da Penitenciária Industrial de Blumenau (PIB). Durante o mês passado, cartazes chamando Dilmar Orlando de ditador foram espalhados pela cidade.
“Hoje completa um mês que estamos aqui dia e noite, faça chuva ou faça sol, buscando justiça e dignidade para nossos familiares. Só queremos uma alimentação digna para eles, o mínimo de higiene e o fim da opressão. Que eles possam dormir sem sede e sem fome”, ressaltou Ivone Hersing.
Veja o vídeo:
Osvaldo Marcineiro também esteve no local protestando junto dos familiares. O morador de Blumenau passou anos preso injustamente e sofreu torturas na prisão após a morte do jovem Evandro Caetano, no litoral parananse.
“Não estamos aqui para defender bandido. Estamos defendendo o ser humano. A dignidade que o quinto artigo dá direito. Esse negócio de falar que bandido bom é bandido morto, não. Bandido bom é bandido regenerado. […] E ninguém se regenera sem o apoio da família”, comentou.
Durante o protesto as famílias mencionaram o alto número de homicídios ocorrido na penitenciária e no Presídio Regional de Blumenau. Um dos casos mais marcantes citados pelo grupo foi do preso que teve o coração arrancado pelo colega. Um mês depois, o autor do crime também foi morto na cela.
Leia também:
– Mulher que encontrou rato em molho de tomate em SC será indenizada
– Identificado homem que morreu atropelado após ser lançado de carro no Vale do Itajaí
– Vereador de Indaial conhecido como “Diabo Loiro” é absolvido após matar padrasto
– Corpo de homem é encontrado boiando em rio do Vale do Itajaí
– Trio é condenado por homicídio combinado por aplicativo de celular em Joinville