X
X

Buscar

VÍDEO – Manifestantes pedem para que comércio de Blumenau paralise; confira posicionamento da CDL

Polícia Militar acompanha a movimentação

A anunciada greve geral de manifestantes contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aderida em Blumenau. Algumas lojas não abriram nesta segunda-feira, 7, além também de grupos com caminhões e carros circularem pela cidade pedindo para que mais empresários e lojistas participem do ato.

Por volta das 11h, foi possível observar um caminhão com som passando pela Avenida Martin Luther e rua São Paulo, na região da Itoupava Seca e Victor Konder. Em determinado momento, por exemplo, pararam em frente ao Supermercado Giassi, onde pediam para que o mercado fechasse. Esse mesmo grupo também foi visto na região do Garcia e rua Itajaí, também pedindo para que os lojistas parassem de trabalhar.

Leia também: BR-470, em Rio do Sul, é novamente bloqueada por manifestantes
MP-SC arquiva investigação sobre supostas irregularidades no Magia de Natal 2019, em Blumenau

A reportagem entrou em contato com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL) para um posicionamento. Eduardo Soares afirmou que estão cientes das movimentações, mas que a entidade não está participando.

“A gente não está incentivando ninguém a fechar ou a abrir. Respeitamos o posicionamento de cada um e só pedimos que tudo seja feito com respeito. Cada lojista respeitando a vontade do outro, se quer ou não fechar, por exemplo”, afirmou Eduardo.

Ele também afirmou que percebeu um número pequeno de lojas fechadas no Centro da cidade, em uma avaliação feita nesta manhã. Entretanto, informou que não há um balanço oficial feito pela entidade.

Nesta manhã, a CDL Blumenau também publicou um ofício direcionado aos lojistas associados, destacando o posicionamento da entidade. Leia abaixo na íntegra:

CARTA ABERTA AOS ASSOCIADOS À CDL BLUMENAU

Em relação às manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil e com bastante força e representatividade em nossa região, a CDL Blumenau respeita a insatisfação de muitos dos associados em relação a condução do processo eleitoral.

Neste contexto, a CDL Blumenau defende a transparência, a liberdade de expressão e o posicionamento dos associados, bem como o direito das manifestações pacíficas, sempre seguindo os principios constitucionais e respeitando o direito de trabalhar e de ir e vir de
todos.

Tendo como associados empresas de diversos segmentos e pensamentos, a CDL Blumenau presa pelo bom senso e pelo respeito, reafirmando que cumpre o próprio estatuto, o qual norteia ser uma entidade apartidária.

Polícia Militar acompanha

A Polícia Militar de Blumenau está ciente da movimentação dos manifestantes. De acordo com o comando do 10º BPM, uma viatura está fazendo o acompanhamento dos veículos que estão circulando pela cidade, para evitar qualquer tipo de irregularidade ou conflito.

– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha