VÍDEO – Memorial às vítimas de tragédia no Morro do Baú é alvo de vandalismo

Parque Botânico da região está abandonado desde tragédia em 2008

O memorial construído em homenagem às vítimas da tragédia no Morro do Baú em 2008 foi alvo de vandalismo neste fim de semana. O fato foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 1º de março, pelo morador da região Cornelio Konrad.

Bancos instalados no memorial com o nome das vítimas foram retirados do local e movidos para o prédio que abrigava o Parque Botânico, que está abandonado desde o desastre. Junto deles, havia restos de comida e lixo.

Ilhota foi um dos municípios que mais sofreu com os deslizamentos ocorridos em 2008. O memorial foi inaugurado em 22 de novembro de 2018, dez anos após o incidente que vitimou inúmeras famílias que moravam na região. Em toda Santa Catarina, foram 135 mortos e quase 10 mil desabrigados.

O prédio do Parque Botânico passa por entraves burocráticos e jurídicos para ser reativado há mais de uma década. Em 2013, a prefeitura anunciou que a reconstrução seria retomada, mas até o momento não houve qualquer reforma no local.

Ex-presidente e membro da Associação de Moradores do Alto Baú (Amab), Cornelio recebeu a denúncia de uma senhora que mora próxima do local. O aviso veio no fim de tarde de domingo.

“No vídeo você consegue ver que tem um pacote de presunto e a mostarda, que eu chamei de ketchup, e eles estão bem frescos. Tudo indica que foi nesse fim de semana mesmo”, conta.

Ainda segundo ele, o espaço está interditado por conta dos riscos de novos deslizamentos. Porém, algumas pessoas ainda acessam a região. Esta pouca circulação é o que facilita crimes como este.

“É um sentimento de tristeza e revolta. Brigamos tanto tempo para ter esse memorial e agora estragam. E nesse mesmo local já houve outros casos de vandalismo, festas, roubo de palmito, todo tipo de coisa negativa”, desabafa.

De acordo com a Polícia Militar de Ilhota, nenhum boletim de ocorrência foi registrado sobre o fato.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo