VÍDEO: Morador de Blumenau campeão mundial de acordeão faz tour na Rússia

Jovem de 20 nos realizou três concertos para quase mil pessoas

VÍDEO: Morador de Blumenau campeão mundial de acordeão faz tour na Rússia

Jovem de 20 nos realizou três concertos para quase mil pessoas

Jotaan Silva

Um acordeonista morador de Blumenau realizou três apresentações na Rússia em novembro, durante uma tour. Gustavo Almeida foi campeão mundial de acordeão em agosto deste ano na China e dá aulas no Projeto Fábrica de Gaiteiros, no Distrito da Vila Itoupava.

Essa não é a primeira passagem de Almeida pela Rússia. Ele já esteve em outras oportunidades, inclusive disputando e conquistando títulos em competições. Neste ano ele viajou para três compromissos, onde reuniu quase mil pessoas em apresentações em teatros.

Conheça a história do acordeonista

Natural de Capinzal, no oeste de Santa Catarina, Gustavo Almeida recebeu de presente o primeiro mini acordeão com dois anos. Como o pai, o avô e tios eram músicos, ele desde sempre conviveu ao lado de acordeonistas e a brincadeira preferida era “tocar” o instrumento. O tempo foi passando e aos seis anos a família se mudou para Blumenau. Aos 10 anos ele começou oficialmente a aprender e praticar em aulas de música, principalmente as gaúchas, preferidas da família.

Com 12 anos ele foi levado pelo pai à Brusque, onde teve aulas com o músico Bruno Moritze começou a aprender a ler partituras. “Foi aí que dei um salto maior. Com a partitura tu abre um universo de possibilidades. Deixei um pouco a música gaúcha e parti mais pro forró, pro choro, pra música clássica”, conta Gustavo.

A partir daí o garoto não parou mais e começou a se destacar. Tudo foi acontecendo rapidamente. Iniciou as participações em competições regionais e nacionais e se não vencia, ao menos ficava entre os melhores “Com 14 anos participei de rodeios, concursos e festivais. Na maioria fiquei em primeiro lugar”.

O músico já perdeu a conta de quantos campeonatos venceu pelo país e mundo. Foto: Jotaan Silva

Com o destaque nas competições, os vídeos foram subindo nas redes sociais e aos 16 anos recebeu uma mensagem de um músico italiano pelo Facebook. Antonio Spaccarotella convidou Gustavo para participar de um campeonato mundial de acordeão, na Rússia, representando a escola dele. Após dois meses e meio de estudo na Itália, viajou para o maior país do mundo e na primeira competição mundial se tornou campeão na categoria júnior.

Desde então foram mais seis títulos internacionais em quatro países do mundo (Itália, Rússia, Portugal e Alemanha) até chegar ao mundial da China (Coupe Mondiale de Accordion), em agosto deste ano. Comprovando o talento nato foi novamente campeão, agora na categoria virtuoso sênior e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar títulos mundiais como júnior e sênior.

“Hoje vejo que estou sendo recompensado por todo esforço, estudo e dedicação. Até porque nem todo mundo tem essa oportunidade. Muitas vezes deixei de brincar pra isso, e hoje estou recebendo esse reconhecimento”, afirma Gustavo com orgulho.

Projeto Fábrica de Gaiteiros

A primeira turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros em Blumenau conta com 45 alunos, no Centro Turístico e Cultural. O curso tem durabilidade de um ano e começou em outubro de 2019. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.

A iniciativa é promovida em Blumenau por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti, com financiamento feito por meio de recursos do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo