VÍDEO: Morador de rua de Blumenau que prestou o Enem consegue um lar graças a vaquinha online
Depois de ganhar um ano de aluguel, Arno Muniz continua a busca por um emprego
Um mês após viralizar na internet com sua garra e dedicação em prestar o Enem, o morador de rua Arno Muniz conseguiu um lar. Uma vaquinha coletiva organizada pelas páginas Razões para Acreditar e Bate-Papo Sustentável arrecadou um ano de aluguel em uma pousada no bairro Victor Konder.
Ellen Fernanda, responsável pela segunda página, conheceu Arno a partir da reportagem de O Município Blumenau. Emocionada com a história dele, a recifense buscou seguidores de Blumenau para localizar o andarilho e ajudá-lo.
Quem se prontificou a colaborar foi a pedagoga blumenauense Naíme Maba, que logo levou Arno uma amiga dentista para um tratamento odontológico. Deyse Danielle Sebold, de Blumenau, ofereceu o atendimento gratuitamente para garantir que ele consiga um novo emprego com um novo sorriso.
“Tudo que aconteceu foi graças à corrente do bem. Sabemos que pra ele conseguir um emprego ele precisava de um lugar para morar. Onde ele ia dormir depois que voltasse do trabalho? Estamos radiante de alegria com o resultado”, conta Ellen.
Desde a repercussão da notícia, Arno recebeu tratamentos como cabelo e barba gratuitos por seis meses na Barbearia 25 de julho, tratamento oftalmológico no Botelho Hospital da Visão e está recebendo apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Furb para ingressar na universidade.
Entretanto, o acontecimento mais marcante veio nesta semana: a assinatura de um contrato de um ano com a Pousada e Hostel São Paulo, local escolhido por ele. No novo lar, Arno poderá estudar, descansar e procurar um emprego com mais conforto e segurança.
A vaquinha online contou com 258 colaboradores e conseguiu arrecadar R$ 11.453,00, suficiente para 13 meses de aluguel. Antes do pagamento do valor na estadia, o proprietário do local permitiu que Arno permanecesse no quarto para que ele pudesse sair das ruas.
Veja o vídeo de agradecimento:
História de Arno
Nascido em Curitibanos, Arno mora em Blumenau desde os cinco anos. Aos 13, ele ficou órfão de mãe e foi abandonado pelo pai. Após se casar e ter dois filhos, o relacionamento de dez anos acabou. O ex-auxiliar de expedição em indústrias foi demitido em 2015 por conta da crise econômica e está desempregado desde então.
Ele passou a transitar pelas ruas do bairro Victor Konder para não depender da família. Concluiu os estudos entre 2017 e 2018 através do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), incentivado por assistentes sociais que perceberam seu potencial.
Aos 46 anos, Arno andava pelas ruas de Blumenau carregando os livros e diplomas nas costas. Os momentos de estudo eram os de muito sol ou chuva, quando ficava difícil pedir dinheiro nas sinaleiras. Além das marquises do Victor Konder, a conveniência do posto de combustíveis Márcio era um dos ambientes em que ele se sentia seguro para se preparar para a prova.
O objetivo de Arno é tirar uma boa nota no Enem e buscar uma bolsa de estudo para cursar Direito e defender os direitos dos moradores de rua. Entretanto, ele precisa de um emprego para se manter. Propostas podem ser enviadas para o e-mail batepaposustentavel@gmail.com ou para o Instagram da página.