VÍDEO – Morador grava coletores misturando lixo orgânico com reciclável em Blumenau
Samae informou que o lixo reciclável já estava contaminado com o orgânico
Um morador da rua Harry Pohfal, no bairro Escola Agrícola, fez imagens de uma coleta de lixo realizada pela empresa Racli Limpeza Urbana, nesta quinta-feira, 31. A intenção do contribuinte foi denunciar o ato cometido pelos profissionais ao juntar o lixo reciclável – separado pelos moradores – do orgânico no mesmo caminhão.
“Você acaba separando seu lixo, se dedicando, até inclusive gasta água pra lavar a embalagem, pra na hora de recolher ele ser misturado com o comum. Então todo o trabalho, na verdade, é em vão”, desabafa o morador que não quis se identificar.
Nas imagens é possível observar que o conteúdo dos dois contêineres são despejados no mesmo veículo. Na sequência, eles recolhem as caixas e retiram da via. Veja o vídeo:
“A justificativa deles foi que receberam ordem do engenheiro para recolher os contêineres. Eles foram removidos desta rua, mas não justificava jogar tudo no mesmo caminhão”, salientou o morador.
O que diz o Samae
Por meio de assessoria de imprensa, o Samae informou que os trabalhadores perceberam que em meio ao lixo reciclável havia diversos dejetos orgânicos e por isso acabaram misturando tudo no mesmo veículo.
Segundo eles, quando há o contato entre ambos, o reciclável acaba sendo contaminado e não pode mais ser reutilizado e se torna “lixo comum”. Informaram também que essa prática é comum sempre que existe essa “contaminação”.
Ainda de acordo com o Samae, os contêineres foram retirados após solicitação dos moradores via abaixo-assinado.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: