VÍDEO – Moradores do Progresso fecham rua e protestam em frente à Celesc

Protestos foram motivados por corte realizado na tarde de ontem

Nesta terça-feira, 10, por volta das 8h, moradores da rua Jovencio Formento Filho, conhecida como Morro da Banana, no bairro Progresso, iniciaram uma manifestação por regularização do fornecimento de energia elétrica.

No início dos protestos, os manifestantes se concentraram na entrada da rua — deixando o trânsito parcialmente interditado. Porém, em torno das 10h, eles se dirigiram à sede da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), na Alameda Duque de Caxias, no bairro Centro.

Reivindicações

Segundo relato de Jennifer Leite da Silva, de 25 anos, moradora da localidade, na tarde de ontem, 9, a Celesc, realizou um corte no fornecimento da energia elétrica de toda a comunidade. Para realização do serviço, os funcionários da Celesc contaram com o apoio da Polícia Militar (PM).

Jennifer Leite da Silva/Especial

Jennifer relata que a manifestação ocorre em um pedido conjunto dos moradores para que eles tenham a possibilidade de realizar os trâmites legais para o fornecimento de energia.

Além de Jennifer, outros moradores como Andreia Aparecida Machado, Alana Cardoso, Lucas Kauan Ramos, Alysson Jonnas Vidal, Lucas Adonai Cardoso e Arthur Cardoso Ramos também se manifestaram contra a ação do poder público:

“Eles tiraram todos os fios, até da internet. São cerca de 36 famílias que moram na região. Entre crianças, idosos e pessoas doentes, todos estão em casa sem luz. Eles não nos deram nenhum aviso. Só vieram e cortaram os fios.”, relatam.

Os moradores afirmam que, entre todas as residências, apenas três casas conseguiram regularizar o fornecimento de energia elétrica, e questionam o motivo pelo qual os outros moradores não têm a mesma oportunidade.

Veja o vídeo dos protestos:

Posicionamento da Celesc

A reportagem entrou em contato com a Celesc, que emitiu o seguinte comunicado:

“Na tarde de ontem, motivada por uma denúncia, a Celesc coordenou ação com a participação da Polícia Militar na localidade denominada ”Morro da Banana”, na rua Jovencio Formento Filho no bairro Progresso, onde foram  encontradas e desligadas mais 50 ligações irregulares, os conhecidos “gatos”. A Celesc realiza ligação de energia em imóveis regularizados.”

Posicionamento da Prefeitura

Considerando que o processo de regularização de imóveis e terras se inicia na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) — no setor de Regularização Fundiária — e finaliza na Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), a reportagem entrou em contato com a prefeitura, que emitiu uma nota sobre o caso:

“A Prefeitura de Blumenau não identificou nenhuma tramitação interna nem na Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), nem na Semudes, pela Regularização Fundiária para regularização do local. A área é uma ocupação irregular e assim sendo, quem precisa reunir documentação e tomar a iniciativa de regularizar precisa ser a própria comunidade.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo