VÍDEO: Moradores sofrem com falta de água em rua do bairro Itoupavazinha em Blumenau

Segundo uma das moradoras, todos os dias eles se deparam com o problema que já acontece há anos

Alguns moradores da rua João Cardoso, no bairro Itoupavazinha, estão sofrendo com um problema que fica mais crítico agora no período de verão e calor. A falta de água. Segundo um deles, Marilson Soares, essa situação perdura há anos e nos últimos seis meses só tem piorado.

“Está sem condições. Nem na temporada que o pessoal sai pra viajar não cessou essa falta de água”, desabafa Soares.

Ele ainda detalha, dizendo que durante o dia não tem condições de usar água da rede, pois a água só retorna na madrugada. Nesta segunda-feira, 6, por exemplo, quando conversou com nossa equipe, eram 20h20, e a água estava faltando o dia inteiro. Ela só retornou no fim da noite.

E por mais que a falta de água seja constante, o valor que a conta de água chega no início do mês é a mesma. “Minha fatura não baixa de R$ 120. Não sei como, somos em três pessoas, não lavamos carro, nada”, conta Soares.

Rosecleide Liliane Santiago também é moradora. Ela conta que no grupo de whatsapp com os vizinhos, cerca de 30 famílias também contam que sofrem com a falta d’água. “Como a água só volta a noite, ou de madrugada, temos que colocar roupa lavar, colocar despertar o celular para em duas horas trocar a maquinada de roupas, e assim sucessivamente”, desabafa, Cleide.

A rua João Cardoso é uma transversal da rua Henrique Mette, próximo a rua Johann Sachse. A rua é de calçamento, sem precariedades e todos possuem caixa d’água. Mas de acordo com Cleide, mesmo assim os moradores do fim da rua são os mais afetados “Falta água de certeza todas acima do morro. Mas veja bem, não é um morro alto”, conta.

Todos os moradores ligam e reclamam ao Samae. Alguns recebem como resposta que um fiscal vai até o local averiguar a situação, o que nem sempre acontece. Outros apontam que reclamações vindo de consumidores da rua Henrique Mette reclamam de muita pressão da água, que estourava a rede. Entretanto, quando a pressão era diminuída resultava na falta de água em locais mais altos.

Explicações do Samae

Em nota, o Samae informou que já está ciente dos problemas na região e que já planeja o lançamento de uma licitação para construir um novo reservatório de água na Itoupavazinha, para melhorar o abastecimento do bairro.

Confira a nota na íntegra:

Por conta do local onde está localizada a rua e a geografia da cidade , o Samae já havia identificado o problema ano passado e realizou vários estudos para resolver. Por isso, neste primeiro semestre de 2020, será realizada uma licitação para a construção de um novo reservatório de água na Itoupavazinha, com o intuito de incrementar o abastecimento no lugar. Importante lembrar que as residências precisam ter caixa de água com quantidade de reservação ideal para o número de pessoas na família.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo