VÍDEO – Motociclista morto em colisão com caminhão na BR-470, em Apiúna, é identificado; família contesta versão de acidente
Familiar compartilhou imagens que, segundo ele, mostram um carro empurrando a motocicleta da vítima para a pista contrária; manobra teria ocorrido após uma discussão
Foi identificado como Ricardo de França da Silva, de 38 anos, o motociclista que morreu na tarde de sexta-feira, 28, por volta das 15h, após colidir com um caminhão na BR-470, em Apiúna. Após o impacto, sua moto pegou fogo. A identificação foi confirmada pelo jornal O Município Blumenau por meio de contato com um membro da família, que contesta a versão de acidente.
Segundo relatos da família ao jornal O Município Blumenau, imagens de uma câmera de segurança mostram um carro branco supostamente atingindo a motocicleta com o para-choque dianteiro, empurrando-a contra o caminhão que vinha na pista contrária.

A suspeita é de que a manobra tenha sido motivada por uma discussão entre Ricardo e o condutor do carro, iniciada após uma tentativa de ultrapassagem feita pelo motociclista em um trecho anterior da pista, que, a princípio, permite ultrapassagem.
“A polícia ainda não falou nada, mas estão analisando as câmeras e coletando informações. Tudo indica que foi esse carro, mas não sabemos se é o mesmo motorista com quem ele poderia ter discutido no trecho anterior. Um amigo meu disse que estava atrás desse carro e deu passagem para ele. Esse carro passou, e logo depois o meu padrasto também passou por ele. Quando meu padrasto foi ultrapassá-lo, o carro ‘abriu’ junto, e então começaram a discutir”, disse o genro de Ricardo ao jornal O Município Blumenau.
A família enviou o vídeo ao jornal. Assista:
“As imagens falam por si. O caminhoneiro jogou o caminhão para o acostamento, e a colisão aconteceu quase toda nessa área, enquanto o outro motorista ainda o empurrava”, complementou.
A versão da família não foi divulgada ou confirmada por nenhuma das autoridades.
Morador de Apiúna, Ricardo era casado e não tinha filhos. Ele foi sepultado no sábado, 29, às 16h, no Cemitério Municipal de Apiúna.
“Ele era um padrasto incrível, praticamente um pai. Um excelente mecânico, um ótimo marido e, mesmo sem laços de sangue, foi um avô maravilhoso para meus filhos e sobrinhos”, concluiu o genro.
Acidente
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a via ficou totalmente interditada durante o atendimento da ocorrência, e Ricardo morreu no local. Por volta das 17h, o trânsito estava fluindo nos dois sentidos alternadamente, esquema pare/siga.
O caminhão pertencia a uma empresa de especialidades químicas, e o motorista não sofreu ferimentos. Não foi divulgado o relato dele.
A equipe de reportagem tentou contato com a PRF para obter atualizações sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.