X
X

Buscar

VÍDEO – Obra de loteamento em rua de Blumenau deixa local alagado e incomoda moradores

Veja o relato da moradora e posicionamento dos responsáveis

Os moradores da rua Alfredo Morsch, no bairro Velha Central, reclamam de alagamentos na via causados devido à obra de construção de um loteamento na transversal da rua Divinópolis.

A senhora Edelgard von Gilsa mora na última casa da Alfredo Morsch há 32 anos. O novo loteamento está sendo construído logo atrás da casa dela. Segundo ela, quando acontecem chuvas fortes, a rua fica tomada por água e lama. A obra começou em setembro de 2022 e dona Edelgard relata que a primeira vez que houve o problema foi em dezembro.

“Os moradores aqui estão todos afetados com essa questão, principalmente agora, depois de tanta enxurrada que deu. Essa lama que vem foi tudo para os bueiros e eles ficam entupidos. Segunda-feira, 20, com a chuva forte, a tubulação não deu conta, então a água sai pelos bueiros, com lama, com tudo. É uma coisa bem triste de se ver”, desabafa.

Confira o vídeo da situação da rua

Posicionamento do proprietário

O responsável pela obra do loteamento é o empresário Manoel Coelho, e ele diz estar ciente dos problemas que a obra vem causando aos moradores. O empresário afirma que a água nunca invadiu a calçada ou casa de ninguém, mas entende o incômodo.

“A gente sabe que é por causa da obra que estamos fazendo, mas, ao mesmo tempo, temos o preparo para imediatamente mandar o pessoal ir lá limpar a rua, para o vizinho não ser importunado”, diz.

Ele conta que uma das moradoras comunicou o fato na segunda-feira, 20, por volta das 18h30. Na ocasião, eles acionaram os empreiteiros responsáveis e, na terça-feira, 21, às 9h30, a rua já estava limpa.

“Essa é a melhor providência que podemos tomar no momento, para incomodar o mínimo possível, mas ainda vai acontecer (…) mas, sempre que acontecer, a gente vai o mais rápido possível, limpa, e minimiza os efeitos”, garante

Veja o vídeo da rua após a limpeza

Contudo, para dona Edelgard, a limpeza não resolve os problemas: “fizeram a limpeza, mas nesse ano é a terceira vez que isso acontece, que a água vem, e agora estão com um buraco bem grande na frente do loteamento, na terraplanagem, onde foi feita uma tubulação que não dá conta da água que desce (…) eles vieram e lavaram a rua de novo, mas não adianta lavar, daí joga essa sujeira toda na tubulação”.

Solução para o problema

Manoel esclarece que, no momento, ocorre a etapa de drenagem pluvial. Ou seja, a tubulação será colocada, conforme o projeto aprovado, para que a água não corra mais para outros pontos. Essa fase da obra iniciou no começo de janeiro e está prevista para durar até a metade de março.

Ele informa que a situação de alagamentos pode se repetir ainda por um período de duas ou três semanas, até finalizar toda a drenagem pluvial do terreno. Manoel afirma que está sendo trabalhado para terminar o mais rápido possível, mas as chuvas atrapalham os planos.

“Cada limpeza dessa é também um custo para mim, preciso pagar caminhão pipa para passar água, o pessoal para ir lavar (…) o interesse maior em acabar logo é meu, quanto menos tempo a obra leva, mais eu economizo e menos eu tenho despesa com esse material para a lavar a rua”, afirma.

Anteriormente, houve a terraplanagem, que foi realizada pela empresa DRV Terraplanagem. No momento, a drenagem pluvial está sob o comando da empresa Damaceno, bem como as etapas seguintes, para a finalização da obra.

“Vai ser ligado ali a tubulação, com isso a água não vem mais por cima da rua, conseguimos canalizar ela toda. A gente só não abriu a rua porque está muito molhado, para puxar os tubos (…) mas se der sol, provavelmente amanhã a gente já abre a rua. É um dia de serviço mais ou menos e a gente já deixa tudo certinho, para não dar esse transtorno todo”, explica Pedro Damaceno, atual responsável pela drenagem.

Obra do loteamento na transversal da rua Divinópolis. Foto: Damaceno Terraplanagem

Busca por ajuda

A moradora Edelgard relata que já os vizinhos já buscaram a ajuda da prefeitura e da Secretaria do Meio Ambiente. “Acho que os órgãos públicos estão sabendo do que acontece, mas no momento está tudo quieto”, diz.

Manoel alega que a obra possui todas as licenças e aprovações necessárias: “não é da nossa vontade também essa sujeira, mas obra causa certos transtornos. Nós temos todas as licenças, todas as aprovações e projetos. Entendo a situação dos vizinhos, mas, na verdade, com a quantidade de chuva que tem caído, muita coisa sofre dano”.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, o local passa por obras de drenagem para solucionar os problemas de alagamentos desde o segundo semestre de 2022. Porém, a obra pública não possui relação com a construção do loteamento.

Situação se repete

Após as fortes chuvas dessa quinta-feira, 23, a situação de alagamento se repetiu em alguns pontos da via. A dona Edelgard registrou o momento, confira:

Leia também:
1. Espingarda, drogas e dinheiro são encontrados com homem e adolescente de 13 anos em Blumenau
2. “Quer morrer ou quer entregar o que você tem?”: motorista de aplicativo é assaltado em Blumenau
3. Incêndio no Warung: Corpo de Bombeiros divulga resultado inicial da perícia
4. Resultado Mega-Sena 2567: confira números sorteados
5. Ex-funcionário da Prefeitura de Indaial é suspeito de dar golpes em vendas de túmulos no Cemitério Municipal


– Assista agora:
Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, conta sobre sonho de ser dentista e perdas na família