VÍDEO: Pacientes com Covid-19 estão sendo monitorados pela Prefeitura de Blumenau

Aplicativo permite que localização deles seja confirmada a cada duas horas

Blumenauenses que estiverem entre os casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus estão sendo monitorados pela Prefeitura de Blumenau. A partir de um decreto publicado pelo prefeito Mário Hildebrandt no dia 29 de março, os pacientes serão acompanhados.

A cada duas horas, a localização dos casos acompanhados são confirmadas, permitindo que a equipe confirme o isolamento domiciliar. Um mapa interativo também monitora os casos suspeitos e confirmados da cidade.

Com funciona?

Os estabelecimentos de saúde, médicos, farmácias e os laboratórios de análises clínicas deverão realizar a notificação compulsória dos pacientes, com preenchimento de formulário eletrônico com dados como nome completo, estado civil, profissão, endereço, e-mail e números de telefone celular e fixo. Além disso, deverão informar se o paciente possui celular ou computador com acesso à internet.

Estes dados serão enviados à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), que enviará ao paciente, via SMS ou WhatsApp, um link de acesso ao aplicativo Pronto Mobile e os pacientes passarão a ser monitorados pela Semus.

Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

É importante destacar que toda pessoa que se encontre em isolamento social, por atestar positivo para o novo coronavírus, deverá instalar gratuitamente em seu aparelho de celular o aplicativo, efetuando o cadastro completo na nova funcionalidade, que já está disponível desde o início desta semana, nas plataformas iOS e Android.

Todas as pessoas que realizarem o teste para Covid-19 são suspeitos até o resultado sair, por isso, devem permanecer em isolamento. Em caso de resultados negativos, a pessoa é liberada. Em caso de resultado positivo, a pessoa segue em isolamento por 14 dias a partir da data do exame. Essas orientações são repassadas ao paciente pelos profissionais de saúde.

Pronto Mobile

Auxiliando na orientação médica e no acompanhamento dos pacientes que testarem positivo para a Covid-19, o Pronto Mobile manterá contato, incluindo o paciente em um sistema de monitoramento. Enquanto for monitorado, o cidadão deve manter o aplicativo instalado, pois é através dele que receberá pushs a cada duas horas, com perguntas relacionadas ao seu ao quadro clínico. Como por exemplo: Está com febre, dor ou dificuldade para respirar?

Todas as perguntas terão “sim” e “não” como resposta. Ao responder, a informação e a localização do paciente serão coletadas, constando quadro clínico e se o cumprimento do isolamento social está sendo mantido ou não. As pessoas submetidas ao isolamento social deverão responder as mensagens enviadas pelo aplicativo PRONTO Mobile no tempo máximo de 15 minutos e permanecer no endereço indicado no cadastro, local em que deverá cumprir o isolamento, com tolerância para deslocamentos de, no máximo, 15 metros.

As pessoas que não responderem aos questionamentos no prazo determinado ou que se deslocarem em distâncias superiores das permitidas, serão contatadas por meio de ligações feitas pelas equipes de monitoramento. O não cumprimento das medidas acarretará na responsabilização do paciente e acionamento da autoridade policial, bem como Vigilância em Saúde, Defesa Civil municipal e Ministério Público.

O prazo para o isolamento social, de forma monitorada, é de 14 dias e as pessoas que estiverem em suspeita e apresentarem resultado negativo, deverão validá-lo com médico de confiança e seguir as orientações recebidas das equipes de saúde.

Monitoramento

Será gerado um mapa interativo com cada paciente isolado, indicando aquelas pessoas que aguardam o resultado do teste e também dos recuperados, bem como dos positivos. Cada cidadão será como um pin no mapa da cidade, sendo acompanhados por uma equipe de apoio composta por profissionais da saúde, que utilizam temporariamente a Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura para o monitoramento.

Confira o vídeo explicando o monitoramento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo