VÍDEO: PM de Blumenau afirma que não permitirá realização de carreatas
Manifestantes que optarem por manter buzinaço serão filmados e encaminhados ao Ministério Público
A Polícia Militar de Blumenau divulgou um vídeo no início da tarde desta quinta-feira, 2, para tentar impedir que uma carreata seja realizada. A manifestação está marcada para as 15h, com saída do Fort Atacadista para a prefeitura.
Divulgada como uma carreata “a favor dos trabalhadores”, o evento tem como objetivo retomar o comércio da cidade. Um buzinaço com o mesmo propósito foi feito no Centro de Blumenau na última sexta-feira, 27.
O tenente coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão, afirmou que todos os esforços necessários serão enviados para que a manifestação não aconteça. A decisão, além de ir em acordo com o decreto estadual, respeita a recomendação do Ministério Público.
“É público e notório o momento difícil vivenciado e qualquer ação dessa ordem poderá tomar contornos sem precedentes e causar desproporcional quebra da Ordem Pública”, afirma a corporação em nota.
O pedido é que a organização cancele o evento, correndo o risco de serem penalizados. Ações que se mantiverem serão filmadas para que os responsáveis sejam identificados e encaminhados à justiça.
“A Polícia Militar está atuando com todas suas forças para, primeiramente, manter a ordem pública. Em segundo, para auxiliar nas inúmeras dúvidas e denúncias que estão surgindo. Empregar a PM nessas carreatas é um desgaste desnecessário de recursos humanos e materiais, os quais poderiam estar sendo usados no combate à criminalidade”, defendeu o Schmidt.
Veja o vídeo completo:
Confira a nota na íntegra:
A Polícia Militar tem acompanhado o movimento de grupos de pessoas com intento de realizarem carreatas e buzinaços na cidade.
É público e notório o momento difícil vivenciado e qualquer ação dessa ordem poderá tomar contornos sem precedentes e causar desproporcional quebra da Ordem Pública.
A Polícia Militar vem a público se manifestar contrária e estará envidando todos os esforços necessários para que não se prospere tal intenção.
Por todo exposto, desde já, pedimos que os atores envolvidos nessa organização busquem o CANCELAMENTO, sob pena de responsabilizações judiciais. Uma vez que as ações serão filmadas a fim de identificar os responsáveis e encaminhadas ao Ministério Público.
Comunicação Social do 10°BPM