VÍDEO – Prefeito e vice-prefeita de Blumenau recebem primeira dose da vacina contra Covid-19
Dupla esperou o fim de semana para ir até à Vila Germânica em um dia de menos movimento
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e sua vice, Maria Regina de Souza Soar, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã deste sábado, 26. Atualmente, a vacinação por idade está liberada para os blumenauenses com 47 anos ou mais.
Apesar de Mário ter 52 e Maria ter 50, a dupla preferiu esperar até o fim de semana, para ir até à Central em um dia de menos movimento. Além disso, caso haja qualquer reação, natural em vacinações como a Gripe e a Covid-19, a agenda oficial não precisaria ser prejudicada.
O prefeito de Blumenau também destacou que, apesar da alegria em ver sua faixa etária contemplada, optou por priorizar que os blumenauenses da mesma idade se vacinassem antes dele. Toda a ação levou menos de cinco minutos.
“É emocionante ver a alegria da comunidade sempre que passamos e acompanhamos a vacinação e hoje somos nós quem sentimos isso. Vacinar é um ato de amor a si mesmo, mas mais do que isso, um ato de respeito com o próximo. Hoje o nosso sentimento de esperança pelo fim desse período difícil se renova ainda mais. Que todos tenhamos a condição de passar pela vacinação o mais breve possível”, afirma.
Maria Regina, que coordena o Plano Municipal de Imunização (PMI) contra a Covid-19 no município dedicou o ato às pessoas que confiam na ciência e no Sistema Único de Saúde (SUS).
“A vacina tem se mostrado eficiente em todo o mundo. As vezes ela não chega na velocidade que gostaríamos, mas seguimos fazendo nossa parte. E esse é um momento muito especial, que nos dá ainda mais energia para continuar trabalhando para vacinar toda a nossa população”, comenta.
O imunizante que estava disponível no momento em que a dupla foi à Vila Germânica é a da Pfizer. A segunda dose ficou agendada para o dia 18 de setembro.
Quem pode se vacinar
Até a última sexta-feira, dia 25, Blumenau já vacinou mais de 157.247 mil pessoas com a primeira ou segunda dose. O município segue aplicando a vacina em pessoas de 47 anos ou mais, além dos grupos prioritários como gestantes, puérperas, lactantes que amamentam bebês até um ano, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes e profissionais da educação, por exemplo.