VÍDEO: Prefeitura confirma febre amarela como causa da morte de macaco em Blumenau
Resultado de exame laboratorial chegou nesta segunda-feira, 3, afirmou o prefeito
O Prefeito Mário Hildebrandt confirmou nesta terça-feira, 4, que um macaco encontrado morto no bairro Vila Itoupava, em Blumenau, no mês passado, tinha da febre amarela. Segndo o prefeito, o resultado do exame laboratorial comprovando a doença chegou nesta segunda-feira, 3.
O Secretário de Saúde Winnetou Krambeck também comentou a situação, afirmando que isso comprova que o vírus está com circulação na cidade, e destacou a necessidade da vacinação da população blumenauense.
O prefeito destacou ainda que a cidade possui que Blumenau possui 47 pontos para a vacinação.
Podem ser vacinados as pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos. Usuários com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes está contraindicada a imunização.
Veja o vídeo:
Macacos não transmitem a doença
Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença, assim como os humanos. A febre amarela é transmitida apenas pela picada do mosquito infectado. Matar macacos é crime ambiental e prejudica o controle da doença, já que ao contraírem o vírus, servem de alerta para presença da doença no local.
Caso um primata morto ou doente seja encontrado, a recomendação é avisar a Vigilância Epidemiológica. O número em Blumenau 3381-7900. Bugios mortos com suspeita do vírus já foram encontrados em Gaspar, Brusque, Pomerode e Blumenau.