VÍDEO: Prefeitura de Blumenau assina decreto para enfrentar coronavírus
Cidade possui cinco casos suspeitos e nenhum confirmado
Dois dias após realizar uma coletiva de imprensa na tentativa de acalmar a população, a Prefeitura de Blumenau divulgou um decreto de proteção por conta do novo coronavírus. Entre eles o pedido de que pessoas com sintomas permaneçam em casa e cancelamento de eventos públicos.
Na sexta-feira, 13, o discurso era de que nenhum evento seria cancelado. Entretanto, com o avanço dos casos de Covid-19 no país, a situação se agravou. No sábado, a Confederação Brasileira de Voleibol decidiu paralisar todos os jogos da Superliga Banco do Brasil e Superliga B por 15 dias.
O prefeito Mário Hildebrandt reiterou que as recomendações seguem as descritas pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. “Algumas recomendações e outras determinações. Entre as determinações, por exemplo, eventos públicos com maior número de pessoas que serão adiados ou cancelados”.
Eventos privados não serão diretamente afetados, porém, devem adotar medidas que reduzam a possibilidade de contágio ou, caso não seja possível, cancele ou adie a programação.
A cidade permanece em Nível 1, ou seja, sem casos confirmados e cinco sob suspeita, que estão em análise laboratorial. “Mas não podemos estar isolados do que acontece no mundo e ao redor de nós”, decretou o prefeito.
Outro ponto comentado por ele e pelos secretários presentes foi a manifestação deste domingo, 15. Os grupos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro decidiram manter o evento. A recomendação é que os presentes sigam as recomendações de higiene e busquem manter distância.
Medidas tomadas pela prefeitura
O Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, buscou manter a calma da população deixando claro que as medidas foram tomadas apenas para evitar que a doença se propague pela cidade. Ele também reforçou a importância da higiene pessoal.
De acordo com Éder Boron, Secretário de Trânsito e Transportes, todos os ônibus do transporte público serão higienizados, os terminais passarão por limpezas frequentes e todas as janelas dos veículos serão mantidas abertas o tempo todo.
A educação de Blumenau continua funcionando normalmente. A Secretária Patrícia Lueders explicou que não há necessidade de cancelar as aulas durante o Nível 1 de contágio e reforçou a importância de que qualquer aluno com sintomas fique em casa. Já as reuniões estão temporariamente canceladas.
Já as atividades da Pró-Família envolvendo idosos foram completamente canceladas por tempo indeterminado. O motivo é que eles são o principal grupo de risco da doença. A secretária da Família, Cristiane Marta Loureiro, pediu para que os mais velhos evitem o transporte público e aglomerações.
O decreto também inclui medidas para restaurantes, shoppings e servidores públicos. Consulte o documento completo clicando aqui.