X
X

Buscar

VÍDEO – Relembre quando Otávio Mesquita visitou a Oktoberfest de 1991 em Blumenau

Apresentador esteve em Blumenau e mostrou parte da festa daquele ano

Não é novidade alguma que a Oktoberfest de Blumenau é conhecida no Brasil inteiro. A festa, aliás, é a atração que mais destaca o nome da cidade e provavelmente a principal responsável por fazer as pessoas conhecerem Blumenau em todo país. Aproveitando esse sucesso da festa, diversos programas nacionais já estiveram na cidade para fazer reportagens especiais sobre a maior Oktoberfest das Américas, que chegará em 2022 a 37ª edição. Um desses programas foi o Perfil, apresentado por Otávio Mesquita.

Exibido na extinta TV Manchete, SBT e Record, o programa ficou no ar entre os anos de 1987 e 1998, alternando nas três emissoras. Em 1991, quando Otávio veio a Blumenau, a atração era televisionada na Record. A reportagem foi resgatada por Douglas Henrique, ouvinte do podcast Blumencast.

Reprodução/Acervo Danilo Rodrigues

Patrocinado e convidado pela cervejaria oficial da festa da época, a Brahma, Otávio mostrou a parte mais festiva e boêmia da festa. Esteve na Praça Hercílio Luz, antigamente conhecida como praça Biergarten – onde atualmente fica o restaurante Thapyoka.

Lá era tradição ocorrer os “esquentas” que antecediam a festa nos pavilhões do Parque Vila Germânica – na época conhecido como Proeb. Algo parecido que ocorre atualmente na rua XV de Novembro, no Tunga Choperia.

No vídeo, percebe-se a quantidade de turistas que a festa já recebia na época. Otávio entrevistou moradores de outras cidades de Santa Catarina, como Florianópolis e Joinville, e também grupos que vieram de outro estado, como São Paulo.

Também mostraram o Chope em Metro, que na época ainda era com a bebida alcóolica. Atualmente, pelo menos nas competições oficiais, é utilizado o chope sem álcool.

O chope em metro já era tradição na época. Foto: Reprodução/Acervo Danilo Rodrigues

Já nos pavilhões da antiga Proeb, o apresentador Otávio Mesquita subiu no palco, onde também estavam atores globais, como Nuno Leal Maia e Adriana Esteves. Em anos anteriores, era muito comum a participação de artistas. “Um barato, maior astral, muito bacana, bom mesmo”, comentou Nuno, sobre a festa.

Ator Nuno Leal Maia participou da festa e subiu no palco da antiga Proeb. Foto: Reprodução/Acervo Danilo Rodrigues

O prefeito da época era Vitor Sasse. Em entrevista ao apresentador Otávio Mesquita, ele falou sobre grandiosidade da festa e sobre a busca por organização e controle em relação aos festeiros.

“Estamos vivendo uma das grandes Oktoberfest, na oitava edição, talvez a mais organizada. Aquela que apresenta o mais alto padrão de comportamento dos festeiros e é isso que nós sempre preconizamos, manter a qualidade, resgatando o padrão de comportamento que estava em decadência”.

O prefeito ainda destacou que no ano anterior a Proeb havia lucrado um milhão de dólares com o evento e que esse era o objetivo também para aquele ano. Confira o vídeo completo abaixo:

O vídeo é do canal de Egon Bonfim, do acervo de Danilo Rodrigues.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube