VÍDEO – Rins e fígado são trazidos para Blumenau pelo helicóptero Arcanjo

Órgãos serão usados para transplantes

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), e o Samu Aeromédico de SC, transportaram dois rins e um fígado de Chapecó até Blumenau neste sábado, 17.

A aeronave decolou às 7h com dois médicos captadores de órgãos que prestaram serviço para a SC Transplantes rumo a cidade de Chapecó. De lá, dois rins e um fígado foram coletados e levados para Blumenau. Com a agilidade do voo, foi possível destinar os órgãos aos locais em que haverá um receptor compatível com mais celeridade, considerando o tempo de isquemia do órgão.

De Blumenau, o helicóptero retornou para Florianópolis, cidade em que desembarcou os médicos captadores. Na sequência, a equipe de plantão preparou o avião para o transporte de um recém-nascido, de Curitibanos para Florianópolis.

O Corpo de Bombeiros ressalta que  o transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nas remoções inter-hospitalares. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.

Ao longo de 13 anos de existência do serviço já foram realizados mais de 2,2 mil transportes aeromédicos e mais de 100 transportes de órgãos.


Assista agora mesmo!

Chiclete de camarão: chef ensina a preparar prato típico do nordeste:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo